59ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia

A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO DE PAISAGEM EM ECOLOGIA

Gabriel Henrique Lui1
Silvia Maria Guerra Molina2

1. Mestrando em Ecologia Aplicada - PPGI/Universidade de São Paulo
2. Prof. Dr. Departamento de Genética - ESALQ/Universidade de São Paulo


INTRODUÇÃO:

A Ecologia, devido às suas próprias definições, e à emergência da problemática ambiental nas últimas décadas, requer o desenvolvimento de um conjunto de teorias e metodologias interdisciplinares, para que cumpra efetivamente o papel de compreender e oferecer subsídios para enfrentar os complexos problemas ambientais com os quais a humanidade se depara. Um dos principais obstáculos para interdisciplinaridade em Ecologia é a excessiva especialização, tanto do objeto, quanto da área de estudo. Existe a necessidade de se encontrar denominadores comuns que propiciem e facilitem o diálogo entre suas diversas linhas, para que seja mais efetiva na abordagem e compreensão dos problemas reais. Na busca por um desses denominadores comuns, coloca-se em discussão a importância do conceito de paisagem como unidade de estudos em Ecologia, principalmente em estudos relativos às intervenções humanas, sob a hipótese de que o conceito de paisagem representa de maneira mais ampla a complexidade da percepção e ação humanas sobre o ambiente. Esse trabalho tem por objetivo registrar o desenvolvimento da Ecologia e o estabelecimento de suas unidades de estudo; demonstrar o desenvolvimento e a relevância do conceito de paisagem; e discutir sua importância em Ecologia, além da Ecologia da Paisagem.



METODOLOGIA:

Por meio de revisão bibliográfica foi descrita a história da ciência Ecologia e o desenvolvimento de suas ramificações. Foi observado o surgimento e o desenvolvimento do conceito de ecossistema e suas aplicações nas diferentes linhas. Analisando as definições apresentadas pelos diferentes autores, foram selecionados princípios fundamentais que definem um ecossistema, sendo: 1) área específica; 2) componentes bióticos e abióticos; 3) interações e fluxo de energia entre os componentes; 4) produção de estruturas bióticas; e 5) ciclagem de nutrientes. O mesmo procedimento foi realizado para o conceito de paisagem. Devido à sua origem mais antiga, foi analisado o desenvolvimento etimológico do conceito, até o momento histórico em que passa a ser utilizado pela comunidade científica, em meados do século XIX. Características comuns foram observadas nas definições, mostrando a consolidação de alguns princípios para o conceito científico de paisagem, como: 1) uma área determinada; 2) componentes heterogêneos e interativos; e 3) referencial do observador. Foi analisada a utilização do conceito de paisagem dentro da Ecologia, no desenvolvimento da Ecologia da Paisagem e foram discutidas as possibilidades e potencialidades da utilização do conceito de Paisagem na Ecologia como um todo.



RESULTADOS:

Na comparação entre os conceitos de ecossistema e de paisagem, observou-se que o último é mais abrangente, com menor rigor teórico e metodológico, permitindo ao observador delimitá-lo de acordo com a situação real e a problemática que se apresenta. Já que depende do referencial do observador, a delimitação da paisagem tem o potencial de ser mais democrática e participativa. Um processo participativo da delimitação da unidade espacial de estudos pode propiciar e facilitar o diálogo da Ecologia com as outras ciências, e da Ecologia com ela própria. É uma unidade de estudo que permite, portanto, uma abordagem mais temática e interdisciplinar sobre a complexidade da problemática ambiental. Outro ponto importante que o conceito de paisagem pode trazer é um significado histórico, que o conceito de ecossistema não necessariamente registra. Estudos recentes mostram, por exemplo, que os povos pré-históricos tiveram um papel importante na formação de determinadas paisagens, e seus efeitos passados contribuem para os padrões da paisagem atual. Na história da ocupação humana, os grupos não se restringiram a ecossistemas ou a regiões com características homogêneas. Portanto, o conceito de paisagem surge como mais apropriado para caracterizar a complexidade das relações humanas com o ambiente.



CONCLUSÕES:

A problemática ambiental que emerge nas últimas décadas é uma questão de representação social que se dá na escala temporal e espacial humana. Portanto, os problemas ecológicos não estão delimitados nos ecossistemas, instância que prescinde da representação humana, e sim, nas paisagens. As discussões apresentadas nesse trabalho não buscam substituir ou diminuir a importância do conceito de ecossistema dentro da Ecologia. Esse conceito é uma unidade de referência da ciência que continua a fornecer informações valiosas sobre o funcionamento do planeta. O que se busca é a consolidação de um conceito metodologicamente útil, que se contraponha à excessiva especialização de objetos e áreas de estudo. Paisagem é um conceito que representa de maneira mais ampla a complexidade da percepção e ação humanas sobre o ambiente, justamente por ser mais próximo da construção da realidade natural-histórico-cultural humana. Na busca da construção de um conhecimento interdisciplinar para a abordagem científica de problemas ambientais complexos, o conceito de paisagem surge como facilitador do diálogo da Ecologia com outras ciências e com ela própria. Assim, apresenta-se como oportuna a reflexão e o desenvolvimento das potencialidades integradoras do conceito de paisagem, nos seus respectivos estudos.



Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)



Palavras-chave:  Ecologia, paisagem, ecossistema

E-mail para contato: ghlui@esalq.usp.br