A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DAS MISTURAS GASOLINA/DIESEL
DOUGLAS GLESIAS CALADO DE BRITO1 ABÍLIO FÁBIO BONFIM DOS SANTOS1 LEANE SOUZA BAHIA1 ROSIANI CORRÊA DIAS1 JOSÉ ROBERTO ZAMIAN1 GERALDO NARCISO DA ROCHA FILHO1
1. Centro de Ciências Exatas e Naturais - UFPA - Prof. Dr. Geraldo N. da R. Filho
INTRODUÇÃO:A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formadas por moléculas de menor cadeias carbônicas (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A gasolina C - é aquela constituída de gasolina A e álcool etílico anidro combustível, nas proporções e especificações definidas pela legislação em vigor e que atenda ao Regulamento Técnico da ANP. A adição de álcool, solventes, querosene, diesel e outros produtos de petróleo são caracterizados como adulteração. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento das propriedades físico-químicas da gasolina C através da adição de diesel.METODOLOGIA:Foram preparadas misturas contendo 0,5; 1,0; 2,0; 3,0; 4,0 e 5,0 % de diesel a gasolina. A determinação das características das amostras foi realizada mediante o emprego de Normas Brasileiras (NBR) e Métodos Brasileiros (MB) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de normas da American Society for Testing and Materials (ASTM). A destilação seguiu o método ASTM D 86; a massa específica utilizou o método ASTM D 4052; o teor de benzeno, MON, ROM, IAD, teores de hidrocarbonetos olefínicos e hidrocarbonetos aromáticos foram de acordo com a ASTM D 6277 e D 1319. A porcentagem de álcool na gasolina foi de obedeceu a NBR 13992.RESULTADOS:Os teores de enxofre, benzeno, hidrocarbonetos aromáticos e hidrocarbonetos olefínicos ficaram dentro das especificações. A massa específica variou de 750,2 Kg/m3 para 756,6 Kg/m3, mas ainda se apresentou dentro das especificações. Os valores de MON, RON, IAD e o teor alcoólico também estão dentro das especificações da ANP. O ponto final de ebulição que é um dos parâmetros usados para determinar possíveis não-conformidades na destilação mostrou que a partir 2% de diesel, a mistura se apresentou fora das especificações. A partir de 3% de diesel, o resíduo, que é outro parâmetro da destilação, também se mostrou fora das especificações. As amostras contendo 5% de diesel apresentaram ponto final de ebulição de 235,9°C sendo que o máximo permitido é de 220,0°C e resíduo de 3,1 mL sendo que o máximo permitido é de 2,0 mL.CONCLUSÕES:Os resultados apresentados revelaram que a destilação foi o parâmetro físico-químico que se mostrou mais eficaz para determinar adulteração ou a não-conformidade de gasolinas automotivas com diesel. Os demais ensaios físico-químicos são importantes mais isoladamente não se mostraram tão eficientes.
Instituição de fomento: Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave: Gasolina, Diesel, Adulteração
E-mail para contato: dougcbrito@gmail.com
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