H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
AUTO-RETRATO: O INDIVÍDUO COMO TEMA DA SUA ARTE
REJANE MARIA ALVES DE MELO1
1. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ADAUTO PONTES
INTRODUÇÃO: Defende-se nesta monografia a funcionalidade e eficácia do gênero artístico retrato (auto-retrato) como instrumento didático. “A arte parece ser o único refúgio onde a fantasia, a inconstância e as singularidades pessoais ainda são permitidas e até apreciadas.” (GOMBRICH,1999). Ao produzir um auto-retrato o indivíduo se faz tema de sua arte. O educador tem como principal objetivo promover reflexões e conexões com diversas formas artísticas. Orientar as crianças a fazer uma releitura a partir da apreciação da obra e da biografia dos artistas, despertando o olhar para as cores, formas e suporte utilizado, compreender o processo, o contexto e a construção de uma determinada obra. É importante o educador conhecer a obra selecionada e atribuir significados. Desenvolver um trabalho interdisciplinar acrescentando conhecimentos históricos, geográficos ou de outra disciplina proporciona uma melhor produção artística. Segundo Miriam Celeste Martins, professora do Instituto de Artes da Unesp “O ensino de arte deve promover nos alunos o surgimento de um olhar diferenciado capaz de transformá-los em leitores da verdade do mundo à frente deles”. A proposta não é a formação de desenhistas, mas sujeitos que possam apreciar com maior profundidade o seu saber, dos colegas e dos artistas.
METODOLOGIA: Realizei um projeto em 2006 na Escola Municipal Professor Adauto Pontes com crianças de Educação Infantil (grupo IV), cujo tema foi o auto-retrato. Optei por um projeto de intervenção baseado nos três eixos propostos na abordagem triangular: apreciar, fazer e conhecer. A criança no seu dia-a-dia utiliza o desenho como uma das possibilidades de falar de si e de suas experiênciase de seus saberes sobre o mundo. Seguimos alguns passos: diferenciar auto-retrato e retrato, apreciar e conhecer aspectos biográficos de alguns artistas internacionais e nacionais, inclusive suas obras, tais como: Rembrandt, Vicent Van Gogh, Vigée-Lebrun, Frida Kahlo, Picasso, Tarcila do Amaral, Eliseu Visconti e guignard. Combinamos os objetivos do projeto, procedimentos, importância, valor e que a culminância seria uma exposição. Os alunos trabalharam com interferências gráficas e desenharam livremente um auto-retrato, logo depois, com o auxílio de um espelho puderam observar as características do próprio rosto e produziram outros auto-retratos utilizando diferentes instrumentos, sempre comparando-o com o anterior e aperfeiçoando o seu traço a cada nova produção, socializaram seus desenhos com o grupo e apreciaram as produções dos colegas, por fim, selecionaram as produções que seriam expostam no painel.
RESULTADOS: Segundo Paula Alzugaray, “O auto-retrato é um momento revelador da obra do artista, e pode levá-lo a mergulhos tão profundos quanto o de Alice diante do espelho ou de Narciso diante do lago”. Com base nesta afirmação pude observar que durante todo desenvolvimento do projeto as crianças participaram ativamente, de forma prazerosa e responsável, valorizando suas produções e atribuindo valores e características encontrados nas obras de alguns artistas renomado estudados durante o desenvolvimento do projeto; também apreciaram as produções dos colegas opinando e trocando experiência. Com bastante entusiasmo, após selecionarem as produções a serem expostas no mural, confeccionaram os convites, sob orientação da educadora, para os pais, convidando-os à exposição. A culminância foi um momento de bastante emoção pois os alunos demonstraram bastante compromisso e certeza de dever cumprido e os pais, por sua vez, manifestavam curiosidade e orgulho diante das produções artísticas dos filhos. Para a escola o projeto foi um grande presente, uma vez que através do auto-retrato a criança toma consciência de si e do mundo, construindo significados sobre a realidade e desenvolve capacidades importantes , tais como: a imitação, a memória, a imaginação e a criação.CONCLUSÕES: A criança, enquanto sujeito social, necessita fazer parte de grupos sociais, constituindo subsídios para atuar em situações coletivas, logo apreciar obras de arte, o próprio trabalho e do colega foi muito importante para exercitar a capacidade de imaginar, criar e dar razão à fantasia. Enquanto sujeito psicológico, tem a oportunidade de tornar-se cada vez segura, capaz de tomar iniciativa e ao produzir o auto-retrato as crianças fortalecem o aprendizado da auto-estima e do respeito a sua produção e a do outro. Enquanto sujeito cognitivo toma contato de forma organizada e prazerosa com a cultura da qual faz parte, assim sendo, ela pode conhecer, construir e apropriar-se dos conhecimentos necessários para se auto-retratar, ela vivencia e participa ativamente dos desafios planejados pelo professor que lhes permitem o exercício das habilidades mentais e físicas que desenvolvem sua personalidade em toda sua plenitude. O projeto alcançou os objetivos desejados, pois as crianças desenvolveram interesse e curiosidade pela produção do auto-retrato, avanço nas possibilidades de representação da figura humana, observação e manuseio de suas produções e dos amigos explorando suas possibilidades e aprendizagem, e a utilização de diferentes instrumentos para confeccionar suas produções.
Instituição de fomento: PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE
Experiências Inovadoras de Educação em Ciências
Palavras-chave: RETRATO, AUTO-RETRATO, PRODUÇÃO ARTÍSTICA
E-mail para contato: melorejanealves@hotmail.com
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