59ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia

ANTENA BIQUAD IMPRESSA



Allan Kissa da Silva Sarmento3
Roger Lobato Carvalho3
José Felipe Almeida1, 2

1. Coord. de Telecomunicações / IESAM
2. Prof. Dr. / Orientador
3. Aluno de Engenharia de Telecomunicações / IESAM


INTRODUÇÃO:

A antena Biquad tem boa praticidade de aplicação para comunicações sem fio (Wireless Communications). Isso se deve ao fato de sua simplicidade de confecção e desempenho. Como exemplo desse uso, está a WLAN (Wireless LAN (Local Area Networks)) e as transmissões de sinais digitais em 500 Mhz. O modelo geométrico da antena do tipo Biquad se baseia no dipolo-dobrado. Entretanto, sua montagem segue uma configuração de corte diferente. Com essa geometria essas antenas oferecem disponibilidade de 10% de largura de banda e é essa característica a difere das demais “monocromáticas” dipolos. Devido a isso, entretanto, uma boa relação de análise para as antenas dipolo-dobrado e a Biquad é a teoria do fractais. Esta teoria proporciona apresentar o estudo do dipolo-dobrado com outras atribuições geométricas, entre estas está o fractal de primeira ordem ou antena Biquad.



METODOLOGIA:
Este trabalho apresenta uma antena Biquad construída. O modelo escolhido é o mesmo encontrado na literatura. Todavia, ao invés de arame, usou-se uma placa de circuito na qual a antena foi feita de forma impressa. Optou-se por essa técnica, devido a dar melhor sustentabilidade para a antena e torná-la menos frágil a possíveis acidentes. No desenvolvimento do trabalho, é mostrado um estudo teórico, baseado na teoria de Fractais. Por fim é apresentado o dimensionamento e confecção da antena com seus resultados experimentais medidos em laboratório.

RESULTADOS:
É feita a construção e as medidas experimentais de uma antena  do tipo Biquad. Esta antena é baseada no modelo do dipolo-dobrado, entretanto, sua geometria se apresenta na forma de dois quadrados unidos por um dos vértices. No modelo proposto, esta geometria foi desenhada e impressa em uma placa de circuit impresso. Isto permite sustentação mais adequada para utilização. A antena é feita para operar na freqüência de 2,4 GHz. Uma da aplicações desse tipo de antena é a sua utilização em comunicações WLAN em sistemas de comunicações WI-FI (Wireless Fidelity) para  Internet. A antena Biquad é sugerida para este uso devido a seu baixo custo, fácil fabricação e um bom comportamento de eficiência e ganho, além de apresentar satisfatória largura de banda.

CONCLUSÕES:
Este trabalho tratou da construção e das medidas experimentais de uma antena  do tipo Biquad. Esta antena tem embasamento no modelo do dipolo-dobrado. Isto foi feito com uma geometria mostrada na forma de dois quadrados unidos por um dos vértices. No modelo proposto, esta geometria foi desenhada e impressa em uma placa de circuit impresso, pois, com essa forma a antena tem melhor sustentação e adequação para ser utilizada. A antena foi projetada para operar na freqüência de 2,4 GHz. Uma das vantagens da utilização da antena Biquad é o seu baixo custo, fácil fabricação e um bom comportamento de eficiência, além de apresentar satisfatória largura de banda. Foi ainda apresentado um resumo sobre a teoria de fractais aplicado a um dipolo. Esta abordagem é verificada pelos seus resultados condimentes com o que está sendo mostrado em termos desse projeto. Partindo-se por esta análise, uma das propostas para trabalhos futuros é a confecção e medidas das antenas fractais de ordem superior, como é o caso das antena Biquad-dupla e Biquad-tripla. Vale, ainda, mencionar sobre o valor didático do modelo de antena apresentado.

Instituição de fomento: Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

Experiências Inovadoras de Educação em Ciências

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  antena dipolo-dobrado, antena biquad, fractais

E-mail para contato: allan_sarmento@yahoo.com.br