60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

LIXO FORA DO CESTO E CARTEIRA FORA DO LUGAR - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA

Luiz Marconi Fortes Magalhães1
Waldelice Maria da Rocha Sedovim1
Ailton Lima Miranda1

1. Grupo de Ests. e Pesq. em Educação Ambiental - GEPEA/NPI/UFPA.


INTRODUÇÃO:
A reflexão do porquê alunas e alunos preferem lixo fora do cesto e carteira fora lugar, em sala de aula apontou que, elas e eles não lembram, não dão importância e desconhecem pelo menos quatro princípios fundamentais para o uso da noção de: 1) classe como meio ambiente imediato; 2) lixo como resíduo que tem lugar próprio; 3) carteira como móvel de acomodação adequada para as atividades de aprendizagem; 4) pessoa como ser de respeito e convivência. O debate destas noções em sala de aula, como situação pedagógica para a prática da Educação Ambiental, durante as aulas de Ciências caracterizou-se como fator facilitador do ensino e da aprendizagem. Constatou-se no final da pesquisa que as alunas e os alunos apresentaram melhor desempenho na leitura, na escrita, na interpretação e na fala, compreendendo com mais clareza o meio ambiente imediato, por meio da prática da Educação Ambiental nas aulas de Ciências.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental – GEPEA/NPI/UFPA, em Belém do Pára. As atividades de investigação foram conduzidas em três turmas de 6ª série (75 alunos, idades de 11 a 13 anos), do Ensino Fundamental no Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA, em Belém-PA, no período de março a dezembro de 2007. A construção dos dados foi realizada por meio da observação, de acordo com a metodologia proposta por Bauer e Gaskell (2002) e Fourez (1995), no decorrer das atividades de ensino, nos horários da disciplina Ciências (três módulos aula/semana/turma – 150 minutos), para a reflexão do porquê alunas e alunos preferem lixo fora do cesto e carteira fora lugar em sala de aula. Na pesquisa o vocábulo lixo designa resíduo que resulta da atividade escolar, isto é, tudo o que não presta e se joga fora em sala de aula, o termo cesto faz referência ao receptáculo destinado a acumular lixo, e, a expressão carteira fora do lugar, não representa a idéia de que, carteira em fila é a ordem da sala de aula, mas, o posicionamento dela de modo a não alterar ou transtornar o comportamento, para atenção e desempenho de alunas e alunos em sala de aula.

RESULTADOS:
A reflexão do porquê alunas e alunos preferem lixo fora do cesto e carteira fora lugar, em sala de aula apontou que, elas e eles não lembram, não dão importância e desconhecem pelo menos quatro princípios fundamentais para o uso da noção de: 1) classe como meio ambiente imediato; 2) lixo como resíduo que tem lugar próprio; 3) carteira como móvel de acomodação adequada para a aprendizagem; 4) pessoa como ser de respeito e convivência. O debate destas noções em sala de aula, como situação pedagógica para a prática da Educação Ambiental, durante as aulas de Ciências caracterizou-se como fator facilitador do ensino e da aprendizagem. Constatou-se no final da pesquisa que as alunas e os alunos apresentaram melhor desempenho na leitura, na escrita, na interpretação e na fala, compreendendo com mais clareza o meio ambiente imediato, por meio da prática da Educação Ambiental nas aulas de Ciências.

CONCLUSÕES:
A compreensão dos princípios e fundamentos educacionais de classe, lixo, carteira fora do lugar e pessoa, um ser de respeito e convivência serviram para melhorar a leitura, a escrita, a interpretação e a fala, constituindo-se em fator importante para a leitura do meio ambiente imediato, e, aquisição de Educação Ambiental de alunas e alunos da Educação Básica. O conteúdo de Ciências da 6a série do Ensino Fundamental aliado a uma estratégia pedagógica adequada, para a prática da Educação Ambiental é uma fonte importante de conhecimento do meio ambiente imediato para os mecanismos de boa relação da pessoa com o meio ambiente. Enfim, este estudo sugere que em meio escolar, no desenvolvimento do conteúdo de Ciências seja trabalhada a Educação Ambiental, como fonte geradora para a consciência ecológica cidadã das alunas e dos alunos.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Conhecimento acumulado, Leitura e interpretação, Hábitos de convivência

E-mail para contato: marconimagalhães@oi.com.br