60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A IMPORTÂNCIA DADA AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PERÍODO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO NORMAL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.

Anni Marcelli Souza Santos1
Leina Libório de Araújo1

1. Universidade do Estado do Amazonas


INTRODUÇÃO:
O estágio supervisionado é uma das fases mais importantes do processo de formação de professores, esse momento possibilita a compreensão do contexto social da escola observada, assim como as dificuldades encontradas pelos professores na prática docente e suas possíveis soluções, por meio de reflexão, pesquisas iniciadas no momento do estágio e continuadas ao longo da trajetória docente, buscando fortalecer a mesma. A pesquisa teve como objetivo analisar até que ponto a pesquisa no estágio vem contribuindo para o desenvolvimento pedagógico dos professores em formação do curso Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, através da investigação de como o estágio supervisionado está sendo executado, sua contribuição e suas deficiências.

METODOLOGIA:
A análise foi realizada através do método estrutural com abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica abrangendo os principais títulos a respeito do tema, elaboração de um questionário contendo dezenove perguntas investigativas e aplicadas aos alunos do 8º período do curso Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas.

RESULTADOS:
A pesquisa bibliográfica foi realizada na primeira fase do projeto, tal pesquisa tornou possível a compreensão da importância do estágio para a formação do futuro professor, bem como seu funcionamento. Primeiramente foram analisadas a LDB, a Práxis (indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente), e a partir de todo o embasamento teórico foi elaborado o questionário elaborado de acordo com os objetivos de investigar o estágio curricular, o estagiário e sua realidade, as limitações encontradas e suas possibilidades de aprimoramento. O questionário investigativo foi aplicado a oito alunos do 8º período do curso Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas, e por meio deste foi possível chegar aos seguintes resultados: os alunos pesquisados afirmam que o currículo do curso não está intrinsecamente ligado ao estágio e o conteúdo ministrado nas aulas de pesquisa e estágio ajudam apenas na elaboração da monografia. A maior parte das respostas revelou a não concordância com a maneira de o estágio ser conduzido, apesar de estar de acordo com o que determina a LDB. Para eles o estágio deveria ser iniciado desde o primeiro período, sendo que no último período, a prática pedagógica deveria estar presente, ser remunerada e finalizada com um artigo científico no estágio supervisionado.

CONCLUSÕES:
De acordo com a análise dos resultados constatou-se a fragmentação existente no estágio entre tempo destinado ao estágio e a disciplina pedagógica, fazendo com que a relação teoria e prática fique prejudicada. O estágio supervisionado deve ser entendido como um processo de desenvolvimento não só de habilidades profissionais como também do espírito crítico e criativo, porém a pesquisa apontou para diferentes concepções referentes ao estágio supervisionado. Para que o estágio supervisionado seja um momento de aproximação, análise e reflexão do professor em formação com a realidade educacional, é necessária a inerência da matriz curricular ao estágio de modo a articular a teoria e prática.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estágio Supervisionado, Práxis, Formação do professor

E-mail para contato: annimarcelli@hotmail.com