60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 2. Literatura Comparada

MURILO MENDES E JOAN MIRÓ: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL

Esmeralda Barbosa Cravançola1
Betina Bischof1

1. USP - Universidade de São Paulo


INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre a literatura de Murilo Mendes e as artes plásticas de Joan Miró – pintor, ceramista, escultor. Essa aproximação pretende mostrar que tanto os poemas de Murilo Mendes como seus textos críticos são contribuição valiosa acerca do próprio poeta e do seu modo de ser e de pensar a arte. Ao fazer a leitura dos textos murilianos sobre o artista Joan Miró, procura-se vislumbrar o esforço da elaboração formal que os poemas alcançam em contato com as obras plásticas do pintor catalão e assim tornar mais precisa a relação histórica das obras – literárias e plásticas – em um diálogo com a cultura do momento, ajudando a entender os movimentos artísticos para melhor compreensão da arte no presente. Acreditando ser um dos assuntos principais da literatura comparada, as afinidades entre a literatura e as artes plásticas estabelecem uma área essencial de estudo crítico sobre a lírica moderna, bem como de abrangência da poesia brasileira que se aproxima da pintura, gravura e desenho, entendendo-os tanto como um material a ser recobrado pelo poema, como uma atitude de apreender as novas formas ou modos de representação.

METODOLOGIA:
Para tanto, os procedimentos metodológicos foram divididos em três partes. Primeiramente, explorar a leitura das obras de Murilo Mendes e Joan Miró, bem como a leitura da fortuna crítica acerca de ambos. Em seguida, selecionar dentre os textos lidos aqueles que se inter-relacionam, analisando e confrontando a reflexão sobre os textos – poemas e crítica – e as obras plásticas. Dentre esses textos estão dois poemas, um de Tempo Espanhol e um de Papiers (livro escrito em francês pelo poeta brasileiro), ambos denominados “Joan Miró”. E por fim, estabelecer, a partir das observações, uma fundamentação de análise mais profunda dos traços aproximativos, para entender quais os elementos que movem as duas poéticas e qual o lugar de cada um na história da arte.

RESULTADOS:
Apesar de Murilo Mendes ser conhecido principalmente como poeta, não se podem renegar seus textos em prosa e textos críticos sobre arte, uma vez que esse material também tem importância literária. Os livros de Murilo Mendes Retratos-Relâmpagos e Espaço Espanhol são compostos por formas híbridas, nas quais não ficam evidentes as separações entre poesia e texto crítico. Além desses livros, em alguns poemas pode-se encontrar a figura de Joan Miró e, a partir dessa relação, outras formas de expressão artística permeam e enriquecem a poesia muriliana, sendo possível encontrar uma visão da arte como um instrumento de comunicação intersubjetiva entre os homens. Não só nos escritos sobre o artista Joan Miró, em outros textos de Murilo Mendes existe um empenho de interpretação das obras de arte, em que se descobre que o poeta não propõe simplesmente a descrição de um quadro, mas pretende refletir e compreender a forma plástica em contraposição ao processo criativo da obra e tenta situá-la em relação aos problemas e questionamentos da época. É legítimo perceber na obra muriliana uma admiração da capacidade de recriar na poesia questões pictóricas e uma vasta sensibilidade para uma missão civilizadora do artista, fazendo com que os textos críticos surjam como fatos poéticos.

CONCLUSÕES:
Na esfera da relação entre as diferentes artes, podem-se aclarar tanto as questões sobre a obra de arte sobre a qual versam os poemas, quanto daqueles que refletem sobre ela. Esse debruçar sobre as obras de Joan Miró tem como desenvolvimento uma observação apreciativa sobre o que torna singular a aproximação da literatura e das artes plásticas. A obra de Miró transcende a essência de uma simples linha e desperta no espectador sentimentos e idéias tão pessoais como universais. Além da sua ligação com os surrealistas, há outros aspectos em comum com a poética de Murilo Mendes, como a não separação da poesia e da pintura, o esconjuro do lado maquinal do nosso tempo e a combinação entre o devaneio e a disciplina racional, características presentes em poemas, prosa poética e textos críticos do poeta brasileiro. Ambos são artistas livres que pairam afora de países e regiões. A obra deles tem uma significação humana relevante frente a um contexto dominado mais pela abundância de informação e menos pela qualidade lírica.



Palavras-chave:  poesia, artes plásticas, crítica literária

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