60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

CARTAS SOBRE A MECÂNICA ONDULATÓRIA :UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA

HUEMERSON MACETI1
IVAN J. LAUTENSCHLEGUER1
CELSO LUIS LEVADA2
GERSON ANTONIO SANTARINE3

1. INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO - UNIARARAS
2. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA - AFA
3. UNESP - RIO CLARO


INTRODUÇÃO:
Trata-se de um estudo histórico do ensino de Física em que são levantados dados relativos aos conteúdos de informações trocadas entre cientistas no período de Março a Julho de 1926, com base nas cartas da época. O objetivo principal é motivar os alunos a aprender alguns tópicos de Física Moderna e também resgatar aspectos históricos sobre o surgimento da MQ no início do século XX dentro do contexto de trocas de cartas científico - culturais entre quatro cientistas famosos. Este trabalho só foi possível graças ao desejo da Sra. Annemarie Schrodinger de que a correspondência de seu marido, relativamente às ondas mecânicas viesse a ser publicada, fato que ocorreu com o suporte da Academia Austríaca de Ciências.

METODOLOGIA:
Leitura, tradução e análise do seguinte texto: “Letters on waves mechanics”, de autoria de Martin J. Klein. A atividade foi desenvolvida durante o anos letivos de 2006 e 2007 no ISE / Uniararas (SP) e contou com participação de alunos do cursos de Licenciatura em Física e Química . No decorrer de 2006, em projetos de ensino desenvolvidos na disciplina Prática de Ensino e Atividades Acadêmicas foi feita uma primeira versão da tradução do livro, onde foram originalmente publicadas as cartas. Em seguida, o material foi inserido na rede interna da área de FTP dos alunos que receberam a tarefa em forma de estudo dirigido, para desenvolveram uma pesquisa sobre um tópico referente a um dado trecho do livro.

RESULTADOS:
Pouca coisa precisou ser acrescentada às cartas; elas falam por si mesmas e, à parte do seu conteúdo específico, revelam algo da personalidade de quatro grandes gênios da Física. Os alunos, além de identificarem os conceitos científicos perceberam que a ciência evolui e que o contexto da época é determinante nas concepções relacionadas. Por outro lado, foi feito um trabalho interdisciplinar com os professores de Estrutura da Matéria e História da Física, o que permitiu a melhor compreensão, pelos alunos, de alguns conceitos científicos entendidos como Física Moderna

CONCLUSÕES:
À medida em que o tempo passa, caem no esquecimento muitos dos conflitos, expectativas, controvérsias, crises dos autores e seus contemporâneos que podem ser revividos quando existem documentos como cartas trocadas entre eles. Assim sendo, é possível perceber nas correspondências dos cientistas, entre outras coisas, a presença de alguns elementos de suas vivências, relações familiares, profissionais, intelectuais, convicções, posicionamentos filosóficos . Uma das conclusões foi que a versão sobre a origem da Mecânica Quântica contada nos livros didáticos narra, de forma até certo ponto excludente, o ponto de vista de uma interpretação vencedora, mas, a leitura das cartas deixa uma noção que haviam muitas controvérsias e até mesmo contrariedades entre os próprios idealizadores.



Palavras-chave:  Cartas, Prática de Ensino, Mecânica Ondulatória

E-mail para contato: celsoluis@uniararas.br