60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

S.O.S. MORROS DO IBURA

DAISY RODRIGUES QUIRINO1
ANA REGINA COELHO1
DENISE SOUZA1

1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE


INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: O inverno em nossa comunidade é preocupante, pois, a população sofre com os deslizamentos de barreiras e ruas alagadas. Pensando nestes fatos e preocupadas com a qualidade de vida dos nossos alunos, resolvemos organizar um projeto em 2007 onde o ponto principal é a busca de conviver com os fenômenos da natureza modificando alguns hábitos de vida dos morros localizados no bairro do Ibura. Organizando atividades referentes a teoria sócio-interacionista de Ausubel (o qual defende que a aprendizagem deve ser vivenciada, e a criança deve ser um agente transformador do seu meio ambiente) elaboramos um projeto com atividades práticas observatórias onde os aprendentes por si descobririam como preservar o seu ambiente; argumentando as mudanças do comportamento social da sua comunidade; dialogando com as famílias; realizando experiências buscando soluções para amenizar os perigos causados pelas águas das chuvas nas ruas.

METODOLOGIA:
O projeto foi realizado na Escola Munic. Poeta Paulo Bandeira da Cruz com crianças da Educação Infantil, Grupo V . Iniciamos o trabalho dialogando com as crianças sobre as conseqüências que as chuvas provocam no bairro e a não preservação ambiental causada pelo acúmulo do lixo nas ladeiras e escadarias. Pesquisamos na internet sobre o solo dos morros da região Metropolitana do Recife e lemos que os morros do bairro Ibura têm o solo embasamento cristalino formado por rochas de composição granícia. A formação argilominerais nos solos dessas rochas tem um papel importante nas ocorrências de deslizamentos, embora o relevo maduro e a manutenção da cobertura vegetal sejam suficientes para manter as encostas em boas condições de estabilidade natural. Neste local as Unidades Residenciais do bairro Ibura foram construídas nos topos destes morros. As casas foram projetadas para famílias carentes que eram ameaçadas pelas enchentes e as que moravam em favelas distribuídas na Reg. Met. do Recife. Partindo destes princípios organizamos atividades de observação na comunidade para que as crianças percebessem os principais causadores dos conflitos ambientais na comunidade. Iniciando pela observação da urbanização; construção de textos coletivos que identificam elementos do bairro; experiências com tipos de vegetação, solos (arenoso e argiloso), experiências com a coleta seletiva do lixo na escola; entrevistas com as famílias sobre a qualidade de vida; registros através de fotografias, desenhos, entrevistas, produções de textos sobre o cotidiano da comunidade, rodas de conversa sobre a preservação ambiental. Construção de um minhocário, construção e leitura de gráfico resultantes das entrevistas e apresentação do projeto para os ciclos 1 e 2 da escola.

RESULTADOS:
Durante as atividades realizadas as crianças começaram a modificar os hábitos de preservação do meio ambiente: articulando experiências com os solos e tipos de vegetação do bairro percebedo a formação do solo no morro através do minhocário no qual observaram o ciclo evolutivo do animais que vivem embaixo da terra, as crianças pediram depósitos de lixos para coleta seletiva nos corredores da escola, organizaram em casa a coleta seletiva, a construíram um painel de advertência com o tema OLHA O QUE JOGAMOS NAS RUAS DO MORRO! No pátio fizeram com que os outros aprendentes começassem a por o lixo no devido lugar. As entrevistas com as famílias das crianças foi a conclusão do projeto. A perguntas referiam-se a qualidade de vida do bairro, preservação ambiental, coleta de lixo e política pública urbana, enfocando o que os moradores gostariam que melhorassem na comunidade. Os aprendentes, orientados pelas professoras, construíram três gráficos, abordando os seguintes resultados: moradia, coleta de lixo, melhoria no bairro. Após as discussões em sala de aula, as crianças construíram textos informando como preservarem os morros formando uma cartilha ambiental, na qual os aprendentes enfocaram os usos e desusos dos moradores para a preservação das ladeiras, ruas, avenidas, canaletas, iluminação pública. Explicando a importância da boa conservação dos bens públicos e advertindo para os meses do inverno. Apresentaram o projeto na XIII Feira de Ciência Jovem de Pernambuco sendo premiados em primeiro lugar na Categoria Iniciação Cientifica com o prêmio Maria Adonzida Monteiro Costa. Este ano (2008) a escola continua com a coleta seletiva e as crianças percebem que o projeto gerou frutos positivos.

CONCLUSÕES:
As crianças da Educação Infantil modificaram os hábitos de preservação do meio ambiente dos outros alunos da escola pedindo depósitos de lixos para coleta seletiva nos corredores da mesma. Tentam organizar em casa a coleta seletiva distribuindo a cartilha na comunidade.

Instituição de fomento: Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz - Prefeitura do Recife

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  preservação, moradia, qualidade de vida

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