60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

EDUCAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: O CUIDADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO NO HOSPITAL OFIR LOYOLA, BELÉM/PARÁ.

João Gomes Tavares Neto1
Gilda Maria Maia Martins Saldanha1
Izabel Cristina da Silva Oliveira2

1. Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, Coordenação de Educação Especial
2. Hospital Ofir Loyola


INTRODUÇÃO:
A pesquisa enfocou a trajetória construída pelo projeto Prosseguir no período de 2003 a 2007. Este projeto é uma ação sócio educativa realizada pela Coordenação de Educação Especial do Estado do Pará, junto a crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital Ofir Loyola - uma instituição de saúde, referência na região Norte para o tratamento do câncer. A investigação objetivou analisar a importância e os limites da educação escolar de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no âmbito de uma instituição hospitalar, bem como a ação do professor neste contexto. O processo educacional foi identificado como um “ato de cuidar” onde o professor foi definido como um “cuidador essencial”, que compartilha espaço e atua em uma área de interseção junto com outros cuidadores da área da saúde. O caráter relevante da pesquisa consubstanciou-se na necessidade de identificar e avaliar processos metodológicos utilizados na escolarização de crianças e adolescentes submetidos a longos períodos de tratamento de saúde em instituição hospitalar.

METODOLOGIA:
Desenvolveu-se uma investigação empírica de caráter qualitativo analisando a trajetória de um projeto educacional no contexto do tratamento hospitalar - o Projeto Prosseguir – considerando a demarcação de três fases: 1) Antecedentes e implantação (2002 e 2003), 2) Expansão (2004 e 2005), 3) Consolidação e perspectivas (2007). A coleta dos dados foi realizada nos anos de 2006 e 2007, através da observação da prática de cinco (5) docentes no cotidiano das aulas desenvolvidas nos espaços da quimioterapia infantil, da pediatria, e hospital-dia tanto no ambiente de sala de aula, como nas atividades nos leitos. Também foram utilizadas entrevistas semi-abertas, com as duas (2) coordenadoras e cinco (5) professores que atuam no projeto, além de depoimentos escritos de seis (6) mães e pais de alunos e de quatro (4) profissionais de saúde que interagem neste ambiente. Isto foi importante para reconstituir, na perspectiva dos vários atores, o sentido e a importância da educação escolar em um ambiente hospitalar.

RESULTADOS:
Os dados foram analisados considerando o enfoque da Antropologia da Educação, em especial uma “concepção ampliada de educação” desenvolvida por Teixeira (1990) e da “concepção de cuidado”, amplamente discutida na área da saúde (AYRES, 2007; CAPRARA, 2007; FERLA, 2006; PINHEIRO & GIZARDI, 2006; PINHEIRO, 2007). Constatou-se, a partir da análise dos dados coletados sobre o processo de implantação/expansão/consolidação do Projeto Prosseguir no Hospital Ofir Loyola, que enquanto ação de governo este projeto tem atuado efetivamente no sentido de promover atendimento educacional para crianças e adolescentes em tratamento nos setores do hospital enfocados anteriormente, contribuindo substancialmente em dois aspectos: 1) para um atendimento humanizado no ambiente hospitalar e 2) concorrendo para a inclusão educacional de alunos em tratamento de saúde prolongado, impossibilitados de permanecer regularmente em suas escolas de origem. Quanto ao conjunto de procedimentos adotados para promover a escolarização, verificou-se que a ação do professor junto aos alunos, tem se constituído como um ato de cuidar. Os professores aprendem permanentemente o exercício da escuta (junto a alunos e pais) e isto tem permitido uma melhor compreensão das possibilidades e limitações de cada aluno e a partir daí, tem sido possível adotar a necessária flexibilidade na aplicação de conteúdos e no processo de avaliação.

CONCLUSÕES:
Neste cenário, a ação do projeto Prosseguir em geral, e as ações do professor em particular, antes de se configurar como produção ou difusão de conhecimentos, se constituem como um exercício de cuidar. O ato de cuidar, em educação, ao contrário de se reduzir a uma aplicação de métodos e técnicas de ensino com a finalidade produzir ou difundir saberes e conhecimentos é identificado como uma ação amorosa, no sentido em que Humberto Maturana (2001, p. 67) atribui a este termo ”... as ações de aceitar o outro como legítimo outro na convivência“ o que pressupõe a existência de emoções e níveis de afetividade e respeito pelo outro. É a partir desses fundamentos que se desenvolve a ação educativa.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Educação, cuidado, crianças e adolescentes hospitalizados

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