60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira

CIRCULAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO JORNAL DO PARÁ

Patricia Carvalho Martins1
Germana Maria Araújo Sales1, 2

1. UFPA
2. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Os estudos em periódicos do século XIX cada vez mais confirmam a contribuição da imprensa para a História da Literatura. No Brasil, pesquisas como a de Socorro Pacifico Barbosa, na Paraíba; Yasmin Nadaf no Mato Grosso; Antonio Hohlfeldt, no Rio Grande do Sul; Ilana Heineberg, no Rio de Janeiro e Germana Sales, no Pará, revelam que mesmo com a dificuldade do acesso aos livros, era significativa a circulação de prosas literárias no jornal. Nos periódicos, em colunas especializadas intituladas Miscellanea, Litteratura, Folhetim, Variedades, Gazetilha, Romance, estavam presentes diversos gêneros. O Jornal do Pará, publicado entre os anos de 1862-1878, foi um importante periódico paraense do século XIX. Esse jornal serviu não só como suporte para informações políticas, comerciais ou noticiosas, mas apresentava também, em suas páginas, textos literários, assinados por autores hoje reconhecidos pela História Literária, assim como aqueles pouco conhecidos ainda nos dias atuais, entretanto nem todos eles vinham assinados. A prática do anonimato e do pseudônimo desde muito tempo é recorrente na imprensa, do século XIX, fato importante, mas que dificulta a análise desses registros.

METODOLOGIA:
Para se ter acesso à fonte primária escolhida, o Jornal do Pará, realizamos as seguintes etapas: 1. Catalogação; 2. Compilação no setor de microfilmagem da Biblioteca Pública “Arthur Vianna” - Centur. A partir das tabelas obtidas, de acordo com a estrutura utilizada no projeto de pesquisa “Lendo o Pará: publicação do romance-folhetim na segunda metade do século XIX (1850-1880)” ao qual este trabalho está vinculado, e das bibliografias pesquisadas analisou-se a questão da autoria das prosas de ficção encontradas no periódico estudado.

RESULTADOS:
O estudo desenvolvido no Jornal do Pará contribuiu para verificar resultados semelhantes aos das pesquisas realizadas em outros Estados barsileiros que comprovam publicações literárias em nos periódicos, durante o século XIX. Observamos que a maioria dos textos publicados no referido jornal era sem indicação de autoria, por diversos motivos, como por proteção, seja no caso da autoridade ou da reputação; pela “autoria” afastar ou atrair o leitor para o texto; para garantir que o texto recebesse mais importância que o nome do autor; ou até mesmo pela constante mobilidade dos textos divulgados entre os jornais da época, muitas prosas eram extraídas de outros periódicos.

CONCLUSÕES:
Por muito tempo pesquisas desta natureza ficaram à margem da História da Literatura. Quando se reportavam aos folhetins, ou publicações em jornais do século XIX, geralmente, tratavam de autores já canonizados. Contudo, esses registros com autoria desconhecida, também são de grande importância, pois esses textos fizeram parte de um grande momento literário, como a consolidação de gêneros, como o Romance, assim como o destaque de autores universalmente lidos e estudados atiualmente.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  século XIX, Jornal do Pará, circulação

E-mail para contato: patriciacarvmar@yahoo.com.br