60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional

AVALIAÇÃO DO SAEB E PROVA BRASIL 2007: A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS AVALIADOS

MARIA JOSE DE MORAIS WITTMANN1

1. UNISINOS


INTRODUÇÃO:
Com as atuais demandas sobre a qualidade do ensino e relevância da educação escolar, a avaliação em larga escala é um instrumento significativo que oferece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas de educação no Brasil, e também para a gestão da educação em nível de sistema estadual e municipal e suas respectivas escolas. Este trabalho apresenta resultados da pesquisa Avaliação Nacional da Educação Básica em nível Municipal: previstos e acontecidos. Tem como principal finalidade acompanhar o desenvolvimento do processo da avaliação em larga escala do sistema de avaliação 2007: Avaliação Nacional da Educação Básica - ANEB (SAEB) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - ANRESC (Prova Brasil). Objetivando levantar as impressões dos alunos avaliados da 4a e 8a séries do ensino fundamental sobre o processo de desenvolvimento da avaliação. São dados de três Escolas Municipais avaliadas em 2005 e 2007 no Estado do Rio Grande do Sul. Esta vinculada ao Projeto de Pesquisa: Gestão Democrática e Qualidade da Educação Básica, com financiamento do INEP/CAPES- Observatório da Educação que prevê a ampliação da produção acadêmica a partir das bases de dados do INEP e a formação de recursos humanos.

METODOLOGIA:
Para coleta dos dados empíricos optamos pelo questionário por ser um instrumento de coleta de dados que pode ser aplicado em um grande número de pessoas. De 5 a 20 de novembro de 2007 foi efetuado o ciclo da avaliação SAEB/Prova Brasil; e no dia seguinte de cada turma ser avaliada, aplicamos o questionário com 11 (onze) questoes objetivas e subjetivas contemplando as seguintes etapas do processo de avaliação: conhecimento sobre o Sistema de Avaliação externa/ em larga escala (o que é, para que serve); conhecimento de que iriam participar da avaliação; estudou os conteúdos das disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa e Matemática; avaliação das questões dos testes de Língua Portuguesa e Matemática; participação da avaliação; e como gosta de ser avaliado. Objetivando obter informações e impressões sobre o processo da avaliação aos alunos avaliados da 4a (187 alunos de 9 turmas) e 8a série (145 alunos de 8 turmas) do ensino fundamental, totalizando assim, a 17 turmas (9 da 4a série e 8 da 8a série do ensino fundamental de 3 escolas municipais de ensino fundamental), totalizando 332 alunos de três escolas de ensino fundamental da rede municipal do município de Gramado do Estado Rio Grande do Sul.

RESULTADOS:
Concluímos que: 26 (4a) e 24 (8a) sabem o que é ANEB/SAEB, 161 (4a) e 121 (8a) não sabem; 172 (4a) e 137 (8a) sabem o que é ANRESC/Prova Brasil, 15 (4a) e 8 (8a) não sabem; 139 (4a) e 129 (8a) sabem para que servem os testes e questionários da Avaliação e 48 (4a) e 16 (8a) não sabem; 155 (4a) e 135 (8a) sabiam que iriam participar da Avaliação e 32 (4a) e 10 (8a) não sabiam; foram avisados sobre a avaliação através de: Professoras: 154 (4a) e 125 (8a), Diretora da escola: 12 (4a) e 15 (8a), Pai: 12 (4a) e 1 (8a), Mãe: 14 (4a) e 1 (8a), Supervisora Pedagógica da escola: 2 (4a) e 3 (8a) Jornal: 12 (4a) e 3 (8a), Propaganda da TV: 89 (4a) e 51 (8a); 126 (4a) e 43 (8a) estudaram para fazer o teste de Língua Portuguesa, e 61 (4a) e 102 (8a) não estudaram; 132 (4a) e 56 (8a) estudaram para fazer o Teste de Matemática e 55 (4a) e 89 (8a) não estudaram; 157 (4a) e 121 (8a) acharam fácil as questões de Língua Portuguesa e 30 (4a) e 24 (8a) acharam difícil; 149 (4a) e 89 (8a) acharam fácil as questões de Matemática e 38 (4a) e 56 (8a) acharam difícil; 175 (4a) e 121 (8a) gostaram de participar da avaliação e 12 (4a) e 24 (8a) não gostaram; 94 (4a) e 28 (8a) gostam de serem avaliados através de testes e questionários e 93 (4a) e 117 (8a) não gostam.

CONCLUSÕES:
Mudanças significativas somente podem ocorrer se os atores envolvidos nos programas de avaliação da educação, os quais esperam mudanças e melhores serviços, participarem e se manterem informados de todo o desenvolvimento do processo, o que pode propiciar resultados de êxito. A partir dos dados empíricos coletados, concluímos que os alunos, atores centrais e de relevante importância para avaliação e monitoramento da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas necessitam de maiores informações acerca da finalidade do programa de avaliação da educação básica em larga escala, seus objetivos e sua importância para subsidiar as políticas públicas, educacionais e principalmente como instrumento determinante na gestão da educação da secretaria municipal de ensino e suas respectivas escolas. E também maior divulgação e conscientização da importância destas avaliações não só como estratégias de monitoramento, vigilância e controle de qualidade; e sim como um instrumento que propicia o controle social de responsabilidade (accountability), maior transparência dos serviços públicos oferecidos a sociedade como uma prestação de contas, e uma possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.

Instituição de fomento: INEP/CAPES - Observatório da Educação



Palavras-chave:  Avaliação da educação, Avaliação em larga escala, SAEB e Prova Brasil

E-mail para contato: mazemorais@hotmail.com