60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE IDÉIAS ATRAVÉS DE HEMEROTECA NAS ESCOLAS DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE HORIZONTE - CEARÁ.

RINA MÁRCIA ROCHA MATOS1
MARIA NARZARÉ PEREIRA DA ROCHA1

1. Professora da Rede Pública Oficial do Município de Horizonte - CE


INTRODUÇÃO:
Atualmente, diversas formas de comunicação estão presentes na vida dos estudantes, influenciando na aprendizagem, diminuindo as distâncias e colaborando a todo o momento na difusão das informações e do conhecimento. Dessa forma devemos possibilitar aos educandos condições viáveis para que os mesmos possam participar ativamente na construção deste processo. Portanto o objetivo maior de nossa efetivação da Hemeroteca é possibilitar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo diante uma nova forma de aprender os conhecimentos, isso se dará nas escolas públicas de Horizonte - CE, permitindo a formação de conceitos e idéias desde a elaboração à efetivação dessa nova modalidade de pesquisa Hemeroteca. Diante o propósito formado, o projeto terá os recursos cabíveis que será o Jornal O Povo, como fonte de informações para pesquisas de temas. E na parte executiva das pesquisas servirá de uma ferramenta prática para a motivação de aprendizagem. Dessa forma a confecção e a leitura da Hemeroteca vêm se tomando uma excelente forma de comunicação.

METODOLOGIA:
O trabalho foi baseado com os recursos necessários à obtenção de informações concernentes à utilização e efetivação de Hemeroteca como recurso pedagógico. Tivemos o importante apoio da Equipe do Programa “O Povo na Educação”, uma ação do Jornal o Povo, que tem por objetivo oferecer o suporte educacional nas diversas áreas do conhecimento. Contamos ainda com o apoio institucional e educacional da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura Municipal de Horizonte - CE que nos permitiu a aplicação das atividades nas escolas. A princípio, geramos a efetivação em sala de aula entre os alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental, colaborando na discussão e formação de idéias, desenvolvendo habilidades artísticas e culturais dos discentes e docentes, de forma a favorecer uma perspectiva inovadora na construção do conhecimento nas escolas públicas horizontinas. Posteriormente criamos uma série de exemplares envolvendo a interdisciplinaridade nas áreas do conhecimento. A Hemeroteca foi utilizada como uma fonte articuladora de informação e cultura dentro e fora das unidades escolares. Todos os procedimentos citados foram importantes para a compreensão do nosso objeto de estudo, assim como, as pesquisas bibliográficas e, sobretudo, as investigações empíricas apuradas.

RESULTADOS:
A efetivação da Hemeroteca em sala de aula resultou da necessidade de se colocar o aluno em contato com outras formas de comunicação nas escolas. Está sendo um instrumento complementar na divulgação de noticias e conhecimentos nas escolas Horizontinas com a vantagem de ser um veiculo acessível e inovador. Além disso, estamos possibilitando a prática artística e cultural a partir da própria efetivação da Hemeroteca. É interessante verificar que estes exemplares trazem a rua, a cidade, o país, o mundo para dentro da sala de aula através de novas perspectivas, e a partir de seus olhares descreve suas idéias e propostas para o leitor. A efetivação da Hemeroteca exige dedicação e uma razoável compreensão do processo editorial, que envolve várias etapas, desde coleta do material até a efetivação. Valorizando dessa forma entre os alunos a coletividade e o espírito da equipe. O fundamental da nossa análise é que a Hemeroteca está sendo um instrumento para contextualização e construção do conhecimento.

CONCLUSÕES:
A efetivação da Hemeroteca em sala de aula vem contribuindo de forma simples e prática na melhora da leitura e da interpretação dos assuntos abordados em seus exemplares sob um prisma crítico-reflexivo. Presenciamos que essa inovação no processo de ensino-aprendizagem entre os alunos da rede pública horizontina, vem estimulando de modo significativo a cultura e a elaboração de informações de forma lúdica e com muita responsabilidade. Conhecemos, inclusive, alguns casos que os próprios alunos confirmaram a importância de tal projeto nas unidades de ensino. A criatividade foi bastante ativada por meio do trabalho com a efetivação da Hemeroteca. Isto significa dizer que os alunos tiveram uma ótima oportunidade de trabalhar com diversas fontes de informação e através delas ativaram diversas habilidades, principalmente as artístico-culturais. Contudo, a Hemeroteca oferece cultura e informação à comunidade escolar de forma acessível. Porém, se faz necessário que tal atividade possa ser viabilizada pelo professor, de maneira muito responsável, pois vale lembrar que, mesmo tentando ser isento de algum critério de valor, a Hemeroteca representa de certa forma, o momento histórico-social e por isso, ele não deve fechar-se em opiniões, mas possibilitar ao aluno a reflexão e o conhecimento.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte (PMH) - CE. Jornal O Povo.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Hemeroteca, Ensino-Aprendizagem, Educação

E-mail para contato: rina.marmat@hotmail.com