60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

DILEMAS DO PÓS-MODERNISMO NA CULTURA DE MASSA

Lilian Victorino Félix de Lima1

1. Universidade Estadual Paulista - UNESP


INTRODUÇÃO:
Investigamos quatro obras cinematográficas da ficção científica norte-americana: Blade Runner (EUA, 1982), Homem Bicentenário (EUA, 1999), Inteligência Artificial (EUA, 2001) e Eu, Robô (EUA, 2004), todas obras da indústria cultural cujas narrativas num contexto denominado pós-modernista tematizam a relação entre humano e pós-humano. O cinema é o núcleo central do nosso objeto; observamos os aspectos ideológicos impressos nas diegeses e nos elementos que as compõem (imagens, planos, seqüências, diálogos, montagem), isto é, a sua construção estética e a moral dela resultante. Atentamos aos usos das novas tecnologias usadas para a transformação do corpo humano e como seu discurso é trabalhado nestas narrativas, com o intuito de apreender as diferenças entre os discursos científicos e aqueles transmitidos ao público espectador da cultura de massa.

METODOLOGIA:
Metodologicamente, discutimos os fundamentos sociais do discurso científico nos filmes, ao captar suas alegorias, a relação do homem com a tecnologia e as saídas para os conflitos no plano diegético constituindo, assim, uma dupla hermenêutica das obras fílmicas estudadas que contemple sua estrutura interna e o diálogo que esta mantêm com seu tempo histórico-social.

RESULTADOS:
Partindo da premissa que toda obra de cultura traz em si uma análise do seu tempo, a análise parcial indicou que a tecnociência se estabelece mais como mercadoria do que como solução para os problemas da humanidade. E o que se destaca para além das narrativas é a visão de mundo transmitida ao público espectador, ou seja a popularização do pensamento social norte-americano. Além disso as diegeses transmitem saídas utópicas que não raras as vezes passam despercebidas pelo olhar desatento.

CONCLUSÕES:
Tomamos esses filmes devido a sua notoriedade comercial e apelo popular o que lhes conferem maior amplitude na questão dos mecanismos de manipulação, diversão e degradação, reconhecidamente atuantes na cultura de massa e na mídia., e com isso, apontamos o que se apresenta como reificação e utopia nessas obras de cultura criadas e influenciadas pelo considerado clássico do gênero, Blade Runner.

Instituição de fomento: FAPESP



Palavras-chave:  Cinema, Ideologia, Pós-modernismo

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