60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PROUNI: A EDUCAÇÃO SUPERIOR AO ALCANCE DOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Marlucia Lima de Sousa Meneses1
Celso Sanchez1, 2

1. Universidade Candido Mendes - UCAM
2. Prof.º Dr. - orientador


INTRODUÇÃO:
Com a transformação da sociedade, uma vez que as inovações técnicas e o progresso econômico fazem surgir novas necessidades sociais, a formação superior é exigência do mercado de trabalho. Nesse aspecto, a busca constante de uma vida melhor, é uma persistência de estudantes de escolas públicas que vêem no curso superior a esperança de um bom emprego, salários dignos e menos desigualdade social. No Brasil a política de acesso à universidade apresenta um sistema de cotas com as seguintes subdivisões: cotas sociais destinadas a estudantes economicamente carentes; cotas raciais que atingem tanto os negros quanto os descendentes de povos indígenas. Têm-se as cotas de procedência escolar destinadas a estudantes de rede pública como também as cotas para minorias, para os portadores de deficiências e as cotas de gênero. Dentre elas está o ProUni que surge mediante divergências entre sua implementação muita rápida,enquanto aparece como um programa que democratizará o acesso de estudantes de escolas públicas em cursos superiores, proposta esta do governo. Para os críticos o interesse era atender aos empresários do ensino particular, que estavam ficando com vagas ociosas e inadimplência em suas instituições. O presente estudo objetiva analisar como tem sido o acesso dos estudantes de escolas públicas de Teresina ao ProUni e quais os benefícios do programa. Acreditamos contribuir, nesta presente pesquisa, com informações não só aos estudantes, mas a todos que tenham interesse pela temática.

METODOLOGIA:
A base metodológica tem como referência LUDORF (2004), que estabelece ser necessária a pesquisa teórico-empírica nos trabalhos científicos. Nesse contexto, utilizou-se a coleta de dados através da pesquisa de campo e entrevistas semi-estruturadas, onde o entrevistado espera a pergunta para opinar, mas o faz de maneira descontraída e fluente, o mesmo apresenta quatro fases, a saber: a primeira, utilizou-se o levantamento bibliográfico da literatura pertinente ao tema em estudo, enquanto que na segunda fase se visitou três escolas que oferecem ensino médio associadas aos dados coletados através de entrevistas com os gestores das mesmas; na terceira fase, deu-se a coleta de dados e realizou-se entrevistas com estudantes bolsistas do ProUni, sendo que na quarta fase analisou-se a produção textual, utilizando os dados coletados.

RESULTADOS:
Verificou-se após a realização desta pesquisa, que os gestores das escolas acreditam que o ProUni é a grande oportunidade para os alunos da rede pública. Apenas uma escola teve professores engajados na divulgação, isto é confirmado nas respostas dos estudantes ao afirmaram ter conhecido o programa através da TV, internet, rádio e amigos, constatando, assim, a pouca participação da escola. Nas análises realizadas, os estudantes demonstram insatisfação em relação ao acompanhamento do curso, ou seja, à permanência deles dentro do curso que optaram. Quanto ao ingresso, os alunos apontaram dificuldades na resolução das provas, por ser oferecidas avaliações de nível inferior ao do ENEM, fator este já apontado em pesquisas no Brasil. No qual a qualidade do ensino público, ainda, é bandeira de luta de vários setores da sociedade, outra dificuldade é o tempo destinado às atividades de estudo, pois muitos têm que trabalhar para custear suas despesas pessoais. Ressalta-se, também, que sem a bolsa dificilmente conseguiriam ingressar na faculdade apontam à situação financeira em relação às particulares e nas vagas públicas insuficientes. O INEP apontou em suas pesquisas que o Piauí tem um maior número de bolsas integrais em relação às parciais, acreditamos que a tendência é aumentar, pois a universalização do ensino médio no estado contribuirá para isso.

CONCLUSÕES:
Nas análises das falas dos gestores das escolas envolvidas na pesquisa, concluiu-se que as suas representações sociais em relação aos estudantes estão marcadas por esperança no referido programa, sendo que a divulgação do mesmo, ainda, necessita de uma integração com os professores. É certo que o Prouni é um programa que tem contribuído para o aumento de um grande número de estudantes de escolas públicas em cursos superiores, por apresentar um processo seletivo impessoal, proporcionando credibilidade. No entanto, os estudantes apontam dificuldades em relação às questões da prova do Enem, sendo a nota aprovativa um pré - requisito para inscrição na bolsa, pois a educação básica oferecida em escolas públicas deve avançar. Nesse aspecto, somente com uma qualidade no ensino e um aumento no número de vagas nas universidades públicas proporcionará uma verdadeira democratização no ensino superior e evitaremos as fraudes nos programas. Em relação às dificuldades encontradas ao longo do curso, o tempo disponível às atividades de estudo são apresentadas como obstáculo, por ser insuficiente, sendo que os estudantes necessitam trabalhar para cobrir alguns gastos pessoais. Assim, o ProUni possibilita aos alunos das classes menos desfavorecidas a solidificação do sonho de ter um curso superior e dele conseguir um trabalho no qual consiga melhorar as condições de toda a família.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  bolsa, acesso, faculdades

E-mail para contato: marlucia_lima_sousa@hotmail.com