60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ENSINO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: PALESTRAS DE DIVULGAÇÂO CIENTIFICA PARA A COMUNIDADE DO CEFET/PA

André Santos de França1
Antônio Leocádio Martins Ferreira1
Hugo Ferreira Mendonça1
Rodrigo Tavares de Souza1
Jamilton Rodrigues1, 2

1. CEFET/PA
2. Orientador


INTRODUÇÃO:
Hoje, no campo da física, para tornar os temas científicos ainda mais acessíveis a todos, os físicos estão produzindo livros e escrevendo em revistas para que as pessoas possam ter uma visão bastante simples de assuntos que parecem utopia. Quando abrimos um livro de astrofísica, nos deparamos com cálculos de alto nível, mas é a partir desses livros que podemos interpretar a natureza. Sabendo que o público leigo não tem base matemática para compreender estes cálculos, nós, os alunos do curso de licenciatura em Física do CEFET-PA, vimos a necessidade, como futuros educadores, de repassar de forma bastante acessível ao público temas científicos de necessidade básica. É claro que utilizamos livros de divulgação cientifica para apresentar em nossas palestras, já que, a partir desses, podemos aprimorar a nossa didática. Dessa forma buscamos um tema que fascina os seres humanos durante milhares de anos. Esse tema está relacionado com a nossa estrela maior, o Sol, que há milhares de anos fascina o homem. Em nossas palestras fazemos o publico compreender essa estrela e ainda suas influências com o planeta Terra.

METODOLOGIA:
De início buscamos livros de astrofísica e astronomia, e ainda buscamos na internet artigos de renomados cientistas para compreender de forma introdutória o que o Sol nos proporciona. Não podemos deixar de esquecer ainda que foi importante a busca dos artigos e livros relacionados ao lado místico da leitura de mundo grega, romana, asteca e de outros povos que representam os mais antigos estágios das civilizações humanas. A influência que tinha esse conhecimento nessas culturas foi fundamental para introdução das nossas apresentações ao público leigo, uma vez que mostram uma forma mais simples de pensamento. No foco seguinte desenrolamos as características físicas e suas influências para o nosso cotidiano, pois a sua existência é importantíssima para garantir a vida aqui na Terra. Desvendamos ainda ao público a geração de energia no Sol, que foi compreendido depois do desenvolvimento da física atômica, principalmente quando Hans Bethe sugeriu o modelo da Fusão Nuclear para explicar a incansável geração de energia e como essa geração de energia afeta a Terra. E sem contar que Foi importante conhecer as estruturas do Sol, para repassar ao público as características físicas presentes nessa estrela.

RESULTADOS:
É claro que o público não conhecia muito sobre as características físicas existentes no Sol e suas estruturas eram pouco conhecidas por eles. Pouco se conhecia sobre a nossa estrela. Entendiam que o Sol possuía uma grande influência em nossa vida, mas não sabiam relacionar essa influência com a vida aqui na Terra. Desconheciam as histórias ligadas ao Sol pelas civilizações da antiguidade humana. Apesar disso, e com ajuda da nossa metodologia, conseguiram assimilar o tema principalmente quando começamos a dar uma explicação física para os fenômenos que ocorrem no Sol. Eles ficaram mais fascinados ainda quando mostramos por meio de animações e vídeos as explosões que ocorrem no Sol. Não podemos esquecer que as diferentes formas de se observar o Sol os deixaram bastante animados, pois as imagens belas os encantavam.Esse trabalho ainda nos proporcionou um desenvolvimento intelectual e didático, já que, nossa proposta era agradar o público com temas da realidade e que não são tratados didaticamente em livros e textos científicos.

CONCLUSÕES:
O trabalho mostra que apesar de poucas pessoas gostarem de física, a forma de organização das nossas palestras proporcionou mostrar o fascínio que tanto apaixonou os gregos e ainda continua como nunca. Podemos notar que assuntos que por muitos é considerado abstrato e imcompreensuvel podem ser tratados o público leigo desde que tenha uma ligação intrínseca com a realidade, pois para muitos os conhecimentos ligados à astronomia e astrofísica são considerados como sendo “desligados” da realidade. Porém nós sabemos que não, o que fazemos é codificar a realidade. Então a interpretação que adquirimos nos livros e artigos que pesquisamos, podemos repassar ao público sendo que qualquer pessoa ligada à física pode também tratar.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Popularização, Astronomia, Astrofísica

E-mail para contato: andrephysic@gmail.com