60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

PROJETO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Edilena Neves Reale11
Cláudia Silva de Castro11

1. Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemáticas – NPADC/UFPA


INTRODUÇÃO:
É uma realidade no contexto nacional que o acesso à universidade pública tem sido privilégio de poucos e na maioria dos casos daqueles remanescentes de famílias de maior poder aquisitivo, deixando de fora aqueles oriundos de baixo poder aquisitivo que não tem condições financeiras para estudar em cursos particulares de preparação para ingresso na Universidade. Em Santarém-PA, essa realidade não é diferente. Como forma de contribuir para a superação dessa realidade foi implementado pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico CPADC/UFPA, em Santarém o Projeto Pré-Vestibular Solidário, para oferecer aos estudantes de diversos bairros, onde funcionam os Pólos do Projeto, cursos de preparação para os processos seletivos das Instituições de Ensino Superior (IES) da região. Paralelamente, o projeto insere os acadêmicos da UFPa - Campus de Santarém, na realidade das salas de aula e aproxima, por conseguinte a comunidade da Universidade, possibilitando o acesso a estas instituições das populações socialmente excluídas. Dentro do contexto apresentado é que se realizou a pesquisa que teve como objetivo avaliar os resultados obtidos pelo Projeto Pré-Vestibular Solidário CPADC/UFPA no período de 1999 a 2006.

METODOLOGIA:
Os dados da pesquisa foram coletados por meio de análise documental dos relatórios anuais produzidos pelo Projeto no período indicado. O foco da coleta foi centrado na identificação dos principais objetivos e resultados alcançados pelo projeto, onde foi verificada a quantidade de bairros atendidos, total de parcerias estabelecidas com associações de moradores, conselhos escolares e secretarias de educação, quantidade de turmas formadas, números de alunos inscritos, número de aprovados nos vestibulares das instituições de ensino superior da região, perfil sócio-econômico dos alunos, quantidade de acadêmicos que atuaram como professores, além das contribuições para a formação dos acadêmicos por meio de sua participação no projeto.

RESULTADOS:
Foram analisados oito relatórios anuais que continham dados referentes ao projeto entre 1999 e 2006. Dentre os objetivos estão: proporcionar à população de baixo poder aquisitivo curso preparatório ao vestibular das universidades da região, contribuir para a elevação do nível educacional da população, diminuir a exclusão social da população menos favorecida, promover a prática pedagógica dos acadêmicos, estabelecer intercâmbio entre Universidade e Comunidade por meio de parcerias com Associações de Bairros e Conselhos Escolares. No período investigado, o projeto estabeleceu parceria com dez Associações de Bairros, dois Conselhos Escolares, duas Prefeituras e uma Secretaria Municipal de Educação. As comunidades e municípios atendidos foram denominados Pólos, sendo que funcionaram 38 Pólos, totalizando 57 turmas e 1870 alunos, dos quais 70% eram oriundos de famílias com renda média até dois salários mínimos. Ingressaram nas instituições de ensino superior da região 20% do total de alunos que concluíram o curso, sendo que houve uma desistência anual de cerca de 30% dos inscritos. O ano em que houve maior número de pólos e alunos atendidos foi 2001. Quanto à participação dos acadêmicos, um total de 136 atuou como voluntários e destes 100% estão inseridos no mercado de trabalho.

CONCLUSÕES:
Os dados coletados na pesquisa mostraram que o projeto investigado contribuiu de forma significativa para a melhoria da educação no município de Santarém-Pa e para promover o acesso ao ensino superior à população de baixo poder aquisitivo. Outro resultado importante alcançado pelo projeto é que este proporcionou o retorno de pessoas que a muito haviam desistido dos estudos, com alguns casos de até vinte anos fora da escola. Também se verificou uma contribuição na formação dos acadêmicos, uma vez que estes tiveram a oportunidade de exercitar a prática docente de forma diferenciada, e serem inseridos no mercado de trabalho. Além disso, o projeto implementou de forma sólida uma ação extensiva e de aproximação entre a universidade, a educação básica e a comunidade pelas parcerias estabelecidas com as Associações de Moradores de Bairros, Conselhos Escolares, Secretaria de Educação e Prefeituras.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Pré-Vestibular Solidário, Projeto, Baixo poder aquisitivo

E-mail para contato: lena_reale@yahoo.com.br