60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Serviço Social Aplicado

O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FACILITADOR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Priscilla Pinto Costa da Silva1
Cheng Hsin Nery Chao1, 2

1. Universidade Estadual da Paraíba
2. Prof. Dr. Departamento de Educação Física - UEPB


INTRODUÇÃO:
O ambiente natural vem sofrendo diversas degradações, acredita-se que um destes fatores é o aumento da exploração pela realização de atividades de lazer e práticas de aventura nestes espaços. Visto que a Educação Física tem participação direta no meio ambiente, acredita-se que a partir de novas alternativas educacionais pode-se contribuir para a melhoria de um ambiente saudável. Em um olhar mais amplo, espera-se que através de uma estratégia pedagógica os praticantes das atividades de lazer na natureza possam ter real consciência da degradação ambiental, valorizando o espaço em que desenvolve suas atividades, conscientizando-os da necessidade de conservação do espaço natural. No quadro atual, escreve Bruhns (2000, p. 25) que “a natureza vem tornando-se parceira indispensável do esporte, implicando na necessidade de uma conservação ambiental para essa prática”. Dá-se então, a importância de um processo pedagógico juntamente ao profissional de Educação Física. O estudo objetiva traçar o perfil dos estudantes do primeiro ano de Educação Física frente aos conhecimentos e experiências de atividades de lazer na natureza.

METODOLOGIA:
A presente pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, caracterizando-se como exploratória. A população são estudantes das duas turmas do primeiro ano, uma do turno matutino e a outra do vespertino do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, devidamente matriculados na Universidade Estadual da Paraíba, a amostra foi composta por 21 integrantes de ambos os sexos. Como instrumento foi utilizado um questionário desenvolvido pelos pesquisadores contendo 10 perguntas. O procedimento para a coleta de dados deu-se a partir de uma reunião realizada em um período em que as duas turmas não estavam em horário de aula. Os dados obtidos foram submetidos à analises para melhores resultados, foram divididos em categorias estabelecidas a partir das respostas encontradas.

RESULTADOS:
Após a realização da coleta de dados, fez-se uma análise interpretativa das informações obtidas e constatou-se que 66,66% da amostra são do sexo masculino e 33,33% do feminino. A idade variou entre 17 a 24 anos. 38,09% não tiveram a oportunidade de realizar alguma atividade em espaço natural, sendo a justificativa mais mencionada a falta de oportunidades, dos 61, 90% que já usufruíram destas atividades, as mais citadas foram as trilhas, os acampamentos e a corrida de aventura. 95,23% acreditam que é de suma importância a presença do acompanhamento de um profissional de Educação Física nas atividades de lazer na natureza, pois este pode contribuir para a preservação e conscientização do meio ambiente, além de trabalhar os aspectos fisiológicos relacionados à saúde corporal e psicológica dos indivíduos que costumam participar destas práticas. Sobre a opinião da relação existente entre as atividades de lazer na natureza e a educação ambiental todos acreditam que estão intrinsecamente relacionadas, pois estas atividades podem sensibilizar os indivíduos para a importância da necessidade de preservar e respeitar o meio ambiente.

CONCLUSÕES:
Esta temática é bastante produtiva no que diz respeito ao crescimento das atividades de lazer na natureza, pois ampliam conhecimentos estabelecendo novas relações entre o ser humano e a natureza. No presente estudo, percebe-se que os dados analisados trouxeram implicações positivas no que se menciona a importância da presença de um profissional de Educação Física nas atividades de lazer na natureza, pois este pode contribuir para a preservação do meio ambiente despertando o respeito, através do desenvolvimento de conteúdos propícios de como explorar a natureza sem degradá-la. Além disso, as atividades de lazer na natureza apresentam uma intensa relação com a educação ambiental, pois além de usufruir momentos lúdicos nestes espaços, desperta os participantes a conscientização da preservação do meio ambiente. A necessidade de refletir sobre esta problemática, sintetiza em abordar novos paradigmas sócio-educativas na formação do profissional de Educação Física, construindo caminhos em busca da sensibilização e outras percepções frente à uma ética ambiental.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação Física, Educação Ambiental, Atividades na Natureza

E-mail para contato: laprisci@gmail.com