60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Lindinalva Maria Barbosa Bezerra1

1. Escola Municipal Profº João Batista Lippo Neto


INTRODUÇÃO:
Ao longo do nosso trabalho na escola, percebemos certa dificuldade em nossos alunos para desenvolverem competências básicas de matemática. Isto tornava menos efetiva à construção dos conhecimentos necessários ao aluno do ensino fundamental. Vários fatores vinham contribuindo para o desestímulo dos educandos. Partindo dessa infame realidade, propusemos um trabalho de intervenção. Nosso objetivo foi a construção de um laboratório de matemática no qual os alunos (2º ciclo do 2º ano) pudessem realizar práticas que favorecessem a aproximação com uma matemática imbuída em nosso dia a dia. Como estratégia, optamos pela construção de diversos jogos. Conceitos variados passaram a ser trabalhados e assim o resultante fortalecimento do desempenho dos alunos após desenvolverem jogos e aplicarem os conceitos matemáticos inerentes a cada um.

METODOLOGIA:
Para alcançar nossos objetivos lançamos mão de uma ampla mobilização da equipe docente e dos alunos. Realizamos uma sondagem entre os alunos através de um questionário de 05 questões a fim de saber quais eram seus interesses e motivações. Daí, partimos para um tratamento das informações coletadas o que nos subsidiou a optar pela construção de um laboratório de matemática. Os jogos são de interesse dos alunos dos 1º e 2º ciclos e educação infantil de aprendizagem. Foram divididos em quatro categorias: quebra-cabeça, dominó, jogo da memória, desafios com palitos e construção de formas geométricas. Pesquisas na biblioteca, utilização de computadores e internet serviram de preliminares aos nossos propósitos. Contudo, o fundamental era a exploração lúdica dos artefatos propostos e a subseqüente apresentação e discussão dos conceitos matemáticos abarcados nas operações realizadas. A sistematização das experiências vivenciadas se materializou na confecção de uma cartilha produzida pelos alunos sob orientação da docente responsável. Uma exposição e serviu de culminância a esta fase inicial do projeto, que agora é permanente na escola.

RESULTADOS:
Constatou-se que ao colocar os alunos diante de desafios que lhes pareçam relevantes, obtemos resultados muito positivos. Percebemos maior envolvimento deles, de certo, pela opção em explorarmos e valorizarmos o que eles próprios manifestaram como do seu interesse. Isso nos impôs uma necessidade de repensarmos a dinâmica de trabalho vivenciada na maioria das escolas que se pauta na imposição de conteúdos e estratégias metodológicas de ensino, muitas vezes, atropelando os reais interesses e motivações dos alunos. Conhecer os interesses do grupo foi extremamente relevante para reorientarmos nosso trabalho e dar conta das competências e habilidades previstas para o ciclo de aprendizagem dos alunos.

CONCLUSÕES:
Considerando a relevância de se desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a compreensão de conceitos que envolvem as operações matemáticas, bem como as devidas aplicações. E o impacto dessas aprendizagens na vida social do educando. Acreditamos na importância de se ampliar estratégias que nos possibilitem atingir os objetivos e superar os desafios impostos pelo ensino fundamental. Este trabalho sugere a inclusão de situações o mais próximo possível do real e o mais sintonizado possível com os interesses dos alunos. Tais condições versam como caminhos primordiais para um eficiente aprimoramento das habilidades matemáticas. Foi isso que demonstraram os alunos participantes do projeto, um bom desempenho na proposição de estratégias, construção de artefatos/jogos matemáticos e compreensão dos conceitos envolvidos. Também, na sistematização das experiências e confecção da “Cartilha dos Jogos Matemáticos”.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Matemática, Metodologia, Jogos Matemáticos

E-mail para contato: lindinalvabarbosa@hotmail.com