60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

POR QUE LER E ESCREVER? RELATOS DE CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Betanea Platzer1, 3
Fabiana Cristina de Souza1, 2

1. Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal - SP
2. Profa. Dra.
3. Profa. Ms.


INTRODUÇÃO:
O domínio da leitura e da escrita é importante para a inserção do indivíduo na sociedade letrada, e cabe à escola, entre outras responsabilidades, garantir o desenvolvimento de tais competências. Consideramos que o processo ensino-aprendizagem deve contemplar práticas de leitura e escrita produtivas e envolventes, permitindo ao educando situações significativas de alfabetização e letramento. Diante desse contexto, faz-se necessário que o educador conheça as necessidades do educando no tocante ao aprendizado da leitura e da escrita. Quais são as expectativas das crianças para a alfabetização e o letramento? Esse questionamento deve subsidiar uma prática pedagógica articulada às experiências do educando e, ao mesmo tempo, nortear as reflexões do presente trabalho. Nosso objetivo é conhecer as expectativas das crianças acerca do aprendizado da leitura e da escrita, inserindo-as no cerne de nossas discussões.

METODOLOGIA:
Para tanto, solicitamos a um grupo de aproximadamente 60 graduandas do 4º semestre do curso de Pedagogia (Faculdade de Educação São Luís – Jaboticabal - SP) que perguntasse “para que serve ler e escrever?” a alunos entre 6 e 10 anos de idade, freqüentadores de escolas públicas e particulares localizadas em algumas cidades do interior de SP – região noroeste. Foram coletados aproximadamente 80 depoimentos por meio de entrevistas, e foi possível perceber que as crianças manifestam um conjunto substancioso de intenções e expectativas acerca do domínio da leitura e da escrita.

RESULTADOS:
A análise e a discussão dos dados estão fundamentadas em alguns autores, entre os quais, o estudo desenvolvido por Eglê P. Franchi (1999). As respostas obtidas por meio do presente trabalho podem ser agrupadas em diferentes temáticas que foram analisadas e discutidas. Entre elas, podemos citar: uso imediato da leitura e da escrita, ou seja, situações do dia-a-dia; número significativo de crianças que associam tais domínios a possibilidades de não permanecerem ignorantes (nesse contexto, fica confirmada a autodesvalorização apresentada por determinadas crianças); outras respostas envolvem o valor social atribuído ao domínio da leitura e da escrita, revelando que, para alguns educandos, tais práticas garantem não serem enganados em situaçõ

CONCLUSÕES:
Podemos afirmar, por meio deste estudo, que as crianças trazem para a escola diferentes expectativas no que se refere ao valor do aprendizado da leitura e da escrita, sendo papel do educador conhecer, desde o processo inicial de alfabetização e letramento, os anseios por elas apresentados. Articular a prática pedagógica às experiências dos educandos e, ao mesmo tempo, ampliar seus conhecimentos acerca da importância de leitura e da escrita em seu contexto social, cultural, histórico e político, torna-se fundamental no decorrer do processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.



Palavras-chave:  leitura, escrita, criança

E-mail para contato: beplatzer@yahoo.com.br