60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

Andréa Patrocinio de Oliveira Lira1
Áurea Maria Carlos1
Edvaldo Benjamim do Nascimento1
Gilson Fernandes do Nascimento1
Cely dos Santos Araújo1

1. CCEAD – PUC-Rio
2. Prof. Mestre / Orientador - CCEAD – PUC-Rio


INTRODUÇÃO:
No mundo globalizado em que vivemos, tornou-se um desafio para o professor enfrentar os novos recursos tecnológicos. Perceber essas mudanças pode levar o professor a refletir sobre a necessidade de uma nova postura em sintonia com essas novas tecnologias. A partir desse momento a articulação com os saberes pedagógicos contribuirá numa escala mais ampliada, tanto quantitativa, como qualitativa, no processo de ensino-aprendizagem, principalmente na escola pública. Nas últimas décadas, inúmeros estudos indicam a importância que as mensagens audiovisuais estão adquirindo na configuração da cultura e nos modelos de comportamento da sociedade atual. Nesse estudo buscamos verificar como o uso do vídeo, como instrumento de mediação no processo de ensino-aprendizagem, vem acontecendo no ambiente escolar e com que freqüência os professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências, realizam atividades usando o vídeo como recurso didático, planejando estrategicamente o conteúdo e a metodologia de maneira orgânica e consciente em sala de aula.

METODOLOGIA:
Participaram dessa pesquisa 7 professores de uma escola pública de Ensino Fundamental II no município de Olinda, PE. Assim a pesquisa foi realizada em três etapas básicas: a primeira constituída de uma coleta de informações por meio de observações in loco e entrevista com os diretores e/ou coordenadores das escolas; a segunda, aplicação de um questionário de múltiplas escolha para os professores das disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências; e a terceira, uma analise os dados da escola, para um aprofundamento dos dados coletados.

RESULTADOS:
Pudemos observar que os recursos tradicionais são, ainda hoje, os mais usado pelos professores e que 86% dos mesmos acham o vídeo importante em algumas atividades, 14% acham que o vídeo é o melhor recurso didático. O total de respostas atesta uma unanimidade em relação à utilidade do vídeo como recurso didático. Quando questionados de que maneira o vídeo vem sendo utilizado e se sua inserção se dá de forma programada ou aleatória durante o trabalho didático, 57% dos professores afirmaram que programam no planejamento de sua disciplina, a utilização do vídeo. Assim, da totalidade dos professores que responderam aos questionários, teve-se 20% que afirmaram usá-lo na modalidade de vídeo ilustração; 30% que o utilizam como sensibilização; 30% como conteúdo; 20% como Integração e suporte. É interessante perceber que nenhum professor afirmou utilizar o vídeo como simulação ou como produção.Quando questionados se já haviam freqüentado um curso ou treinamentos específicos com o objetivo de prepará-lo para aproveitar melhor o potencial desse instrumento, 71% dos professores responderam que nunca freqüentaram qualquer curso ou treinamento com o objetivo de prepará-los para usar de maneira mais adequada o vídeo e aproveitar melhor o seu potencial como instrumento didático educativo.

CONCLUSÕES:
A grande maioria dos professores percebem a importância da utilização do vídeo, afirmando fazer parte do seu planejamento e os utilizando como recurso didático com uma freqüência esporádica. A utilização do vídeo por parte dos docentes, em sua maioria, é com o intuito de sensibilização e desenvolvimento de conteúdo programático. É interessante ressaltar que nenhum professor afirmou utilizar o vídeo como simulação ou como produção. Esses dados, sugerem que as modalidades de vídeo utilizadas com mais intensidade pelos professores, são aquelas que se aproximam da forma mais tradicional de assistir o vídeo no espaço doméstico. A partir dessas considerações podemos refletir que os professores necessitam de uma formação inicial e/ou continuada mais específica e enfática com o objetivo de construir um novo perfil de educador, de forma a aplicar esse novo saber aos saberes formais das disciplinas e do currículo que os prepare e os qualifique para utilizar os recursos audiovisuais de forma consciente e pedagógico.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Professores do Ensino Fundamental II, Vídeo, Formação Continuada

E-mail para contato: apolira@gmail.com