60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 2. Fisiologia Comparada

ESTUDO PRELIMINAR DA AÇÃO ANTIULCEROGÊNICA DE EXTRATOS DE ABAREMA COCHLIOCARPOS USADA CONTRA ÚLCERA GÁSTRICA POR UMA COMUNIDADE DO NORDESTE DO BRASIL

Maria Silene da Silva1
Ana Cristina Alves de Almeida2
Anderson Luiz Ferreira2
Felipe Meira de Faria2
Wagner Vilegas3
Alba Regina Monteiro Souza Brito4

1. Unicamp; CEFET-SE e UNEAL-AL
2. Unicamp
3. Unesp Araraquara
4. Unicamp- Orientador


INTRODUÇÃO:
As plantas medicinais têm papel fundamental no acesso primário á saúde em muitas comunidades brasileiras, como a identificada no Povoado Colônia Treze, no estado de Sergipe. O objetivo deste trabalho é estudar a atividade antiulcerogênica das cascas de Abarema cochliocarpos (Gomes Barneby & Grimes), utilizada popularmente contra úlcera gástrica nesta comunidade. Sua exsicata está depositada no Herbário da Universidade Federal de Sergipe. Pertence a família Mimosacea, com distribuição na Mata Atlântica, entre manchas de cerrado em contato com a caatinga.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada abrangeu o estudo experimental e fitoquímico da espécie. Utilizou-se o Modelo de Lesão Gástrica Aguda Induzida por Etanol absoluto para a verificação da atividade antiulcerogênica e o Modelo de Muco Aderido para o estudo dos mecanismos de ação subjacentes a essa atividade. Em ambos os modelos foram utilizados ratos machos Wistar/Uni. Foram testados o extrato aquoso bruto, o Clorofórmico e o Metanólico nas doses de 100, 200 e 400 mg.kg-1. O estudo fitoquímico de extratos e frações foi feito por cromatografia em camada delgada.

RESULTADOS:
Os resultados mostraram significativa atividade antiulcerogênica (p<0.01) do extrato aquoso bruto e do metanólico. Realizou-se a partição do extrato metanólico nas frações aquosa, acetato e butanólica e fez-se a análise fitoquímica por cromatografia em camada delgada. A revelação com FeCl3 mostrou a presença de catequinas nas frações acetato e butanólica e de polímeros de taninos na fração aquosa. Os resultados do Modelo de Lesão Gástrica Aguda Induzida por Etanol mostraram que a fração acetato, testada nas doses de 12.5, 25, 50, 100, 150 e 200 mg.kg-1, não apresentou atividade significativa (p>0.05). A fração butanólica, testada nas doses de 12.5, 25, 50, 100, 150 e 200 mg.kg-1, apresentou atividade antiulcerogênica significativa nas doses de 150 mg.kg-1(p<0.05) e 200 mg.kg-1(p<0.01). A fração aquosa foi testada nas doses de 50, 100, 150 e 200 mg.kg-1, apresentando atividade significativa nesta última dose (p<0.05). Estudando-se esta fração, testou-se no modelo do Muco Aderido, verificando-se que não houve aumento significativo da produção de muco quando comparada com o controle (p>0.05). Os dados foram analisados pela ANOVA, uma via, seguido pelo teste de Dunnet ou Tukey.

CONCLUSÕES:
Verificando-se a atividade antiulcerogência de Abarema cochliocarpos, estes resultados mostram a importância de se aliar o conhecimento científico ao popular para descoberta de novos fármacos, apesar de serem necessários outros estudos para a verificação dos mecanismos de ação relacionados à esta atividade.

Instituição de fomento: CAPES



Palavras-chave:  Plantas Medicinais, Etnofarmacologia, Antiulcerogênico

E-mail para contato: mariasilene@yahoo.com.br