60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

ENSINANDO O MECANISMO DA VISÃO HUMANA ATRAVES DA BIOFÍSICA, DE RECURSOS MULTIMÍDIAS, DE EXPERIMENTOS SIMPLES E DA MULTIDISCIPLINARIDADE

Manoela Franco da Silva1
Bruno Ricardo Pinto dos Santos1
João Bosco Soares Pampolha Júnior1, 3
Moacir Kuwahara2

1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
2. Universidade Federal do Pará
3. Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
Muitos dos problemas observados em sala de aula e no ensino dos conceitos e leis fundamentais da Física estão relacionados às dificuldades dos alunos no entendimento e na aplicabilidade desses conceitos e leis em sua vida cotidiana. Para contornar essas barreiras encontradas no ensino-aprendizagem de física, muitos trabalhos têm sido desenvolvidos ultimamente por profissionais da área, os quais são dedicados na criação e elaboração de métodos alternativos tentando melhorar o rendimento escolar. Tais métodos levam em conta as relações da física com outras áreas do conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade. Desenvolvemos esse trabalho com a finalidade de buscar os resultados desejados pertinentes ao assunto. No ensino médio, a Óptica tem muitas aplicações tanto na área tecnológica como na Biologia do funcionamento do aparelho visual, por isso torna-se um assunto de grande importância e que desperta o interesse de muitos alunos. Então, começar a abordagem da Óptica através de outras vias de Ensino foi nossa proposta, pois acreditamos que não haveria comprometimento dos assuntos a serem ministrados, mas sim uma grande oportunidade de mostrar que a Física é uma Ciência de investigação que está relacionada com outras disciplinas, não se limitando somente às equações matemáticas.

METODOLOGIA:
Iniciamos o estudo da Óptica nas turmas do terceiro ano do ensino médio através da Biofísica com o apoio de recursos didáticos multimídias (projetor e computador) e também pequenas experiências de materiais de baixo custo como uma câmara escura com orifício e outra com lente para simulação e verificação da formação da imagem da retina. Explicamos o mecanismo da visão desde a estrutura do globo ocular, a formação da imagem na retina até a sua percepção pelo cérebro e os defeitos associados à visão. Fizemos um passeio por meio de vários conhecimentos multidisciplinares, usando conceitos da Biologia, Química e Matemática. Ao final dessa abordagem, fizemos uma introdução aos princípios da Óptica Geométrica, mantendo o foco multidisciplinar do Ensino de Física.

RESULTADOS:
Os alunos conseguiram entender perfeitamente o funcionamento da visão, principalmente com os recursos utilizados: a comparação do funcionamento do olho com o funcionamento de uma máquina fotográfica, a utilização das câmaras escuras de orifício e com lente para verificação da formação da imagem num anteparo, que no olho seria a retina, a verificação de defeitos visuais através de esquemas, entre outros. O que mais chamou atenção dos alunos foi a questão de o cérebro ser quem de fato enxerga. Os alunos puderam perceber através de ilusões de óptica quando o cérebro atua para que percebamos as imagens. Nas avaliações aplicadas aos alunos obteve-se excelentes resultados se comparados às notas da avaliação anterior que possuía uma média de 3,23 e tal média aumentou para 6,13. Foi possível perceber a melhoria no desempenho dos alunos de acordo com as respostas de cada aluno nas provas, que comprovavam que eles mesmos construíram sua própria explicação sobre o que havia sido explicado em cada aula. Na explicação sobre os defeitos visuais, por exemplo, os alunos puderam entender porque alguns deles possuíam tais defeitos e foi possível fazer com que eles entendessem os mecanismos sobre a correção de cada defeito, além de poder visualizá-los.

CONCLUSÕES:
Verificou-se que essa forma de abordagem multidisciplinar aumentou o interesse do aluno pelo estudo da Óptica, as curiosidades relacionadas à Física e as disciplinas afins; torna-se mais participativo e questionador, facilitando o trabalho do professor no desenvolvimento do assunto. Verificaram-se também melhorias no desempenho do mesmo na disciplina, especificamente nos assuntos de Óptica e em depoimentos pessoais afirmam ser bem mais interessante aprender dessa forma. Portanto, a Biofísica é um recurso didático viável para o ensino de Física em um contexto mais atual que contribui para a melhoria da prática docente no Ensino Médio.



Palavras-chave:  Multidisciplinaridade, Óptica, Biofísica

E-mail para contato: manoela.cte@gmail.com