60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química

CARACTERIZAÇÃO DO EFEITO VASODILATADOR DE DOADORES DE NO INCORPORADOS EM MATRIZES POLIMÉRICAS PARA APLICAÇÕES TÓPICAS

Marcela Gennari1
Marcelo Ganzarolli de Oliveira1

1. Departamento de Físico-Química - Instituto de Química - UNICAMP


INTRODUÇÃO:
Matrizes poliméricas na forma de filmes e géis encontram várias aplicações biomédicas para a eluição controlada e localizada de fármacos. O objetivo deste projeto é a caracterização da ação vasodilatadora de S-nitrosotióis (RSNOs), compostos doadores de óxido nítrico (NO), incorporados em biomateriais compostos por polímeros hidrossolúveis visando à liberação controlada dessas substâncias em aplicações tópicas. O NO possui muitas funções no organismo, sendo a contribuição no processo de cicatrização uma delas. Os RSNOs constituem um grupo de moléculas carreadoras de NO, sendo mais estáveis que este quando na forma livre no organismo, sendo que suas propriedades e atuações no organismo são similares às do NO, como vasodilatação, anti-agregação plaquetária e relaxamento muscular. A aplicação tópica dessas moléculas tem demonstrado resultados satisfatórios em diversos estudos e mostra-se promissora para a utilização em diversos tipos de lesões cutâneas. A determinação do efeito vasodilatador dessas formulações na pele é essencial para o entendimento de seus mecanismos de permeação, o que permite que novas formulações sejam preparadas (ou melhoradas), a fim de maximizar a ação biológica dos RSNOs.

METODOLOGIA:
Para determinação do efeito vasodilatador de RSNOs, foram utilizadas formulações de S-nitrosoglutationa (GSNO) nas concentrações de 50 e 75 mM, em hidrogéis de F-127. As formulações foram preparadas a partir da incorporação de soluções de GSNO nas soluções poliméricas. Foram preparadas formulações com pH ácido e com pH neutro. A vasodilatação foi medida com utilização de um aparelho de Laser Doppler em voluntários sadios recrutados através de e-mail institucional interno. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas da Unicamp e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi elaborado. Foram aplicados 50 µL do hidrogel carregado com GSNO na pele do antebraço dos voluntários em uma área circular de aproximadamente 0,5 cm2, além do hidrogel sem RSNO como controle. As sondas foram posicionadas sobre os hidrogéis, sendo que o instrumento mede o fluxo sangüíneo a partir da velocidade e quantidade de eritrócitos na microvasculatura. A pressão arterial dos voluntários foi monitorada antes e após os experimentos com um esfigmomanômetro. Foram obtidos durante as medidas, os valores de tempo necessários para se atingir o fluxo sanguíneo máximo, sua magnitude e, em alguns casos, o tempo necessário para o restabelecimento do nível basal.

RESULTADOS:
As análises do efeito vasodilatador das formulações com o uso do Laser Doppler revelaram aumentos significativos no fluxo sangüíneo com a aplicação do gel com GSNO nas concentrações de 50 mM e 75 mM. Não foi observada a ocorrência de efeitos adversos, exceto em alguns voluntários, nos quais foi observada a formação de eritema, que desapareceu em cerca de 15 min após a retirada do gel, indicando uma vasodilatação acentuada no local. Não foram observados efeitos alérgicos e/ou inflamatórios e não houve alteração da pressão arterial sistêmica. Foi possível observar que o aumento no fluxo sangüíneo é dependente da concentração de GSNO aplicada. Para a concentração de 50 mM, o aumento foi de aproximadamente 3 vezes em relação ao controle (atingindo-se o pico máximo em cerca de 40 min) e para a concentração de 75 mM, de aproximadamente 10 vezes, ou seja, com esse aumento de concentração de GSNO no hidrogel, houve um aumento de cerca de três vezes na resposta. Através do ajuste linear dos pontos iniciais das curvas foi possível obter os valores das velocidades iniciais do aumento do fluxo sangüíneo. Para a concentração de 75 mM, a velocidade inicial é de 0.24 ± 0.01 u.a./min, aproximadamente três vezes maior que a velocidade para a concentração de 50 mM, de 0.070 ± 0.004 u.a./min.

CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que os RSNOs causam um efeito vasodilatador muito pronunciado na pele, com aplicação nas concentrações estudadas. Pode-se notar que tal efeito é dose-dependente, sendo possível obter uma curva dose-resposta. Tais resultados demonstram um grande potencial para utilização destas formulações no tratamento de pacientes com doenças isquêmicas ou com úlceras de difícil cicatrização, com base nessas ações vasodilatadora e cicatrizante do NO. A variação de resposta obtida para diferentes voluntários pode estar relacionada a fatores como temperatura, uso de substâncias vasoativas, fatores hormonais (hormônio tireoidiano, hormônios sexuais) e posicionamento da sonda no antebraço, dentre outros, fatores esses que estão ainda sob investigação.

Instituição de fomento: FAPESP – Proc. 07/55594-1

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Laser Doppler, Óxido nítrico, vasodilatação

E-mail para contato: marcelagn7@hotmail.com