60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

O PAPEL DO ALUNO: DO APRENDER AO MULTIPLICAR

Roberto Amaro Bianco1
Adelson Tavares Facundes2
Marcela Amazonas Cavalcanti3
Manuel Cavalcante Pessoa3

1. Escola Estadual Professor Francisco das Chagas Albuquerque
2. Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana
3. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA


INTRODUÇÃO:
O processo produtivo do papel é complexo, envolve agentes químicos altamente poluidores e utiliza como matéria-prima principal a madeira oriunda de monoculturas que ocupam terras anteriormente de matas nativas. Este retrato reforçar o quadro atual de índices preocupantes de poluição das águas e ar, além do empobrecimento dos solos. Desmatamento, crescimento desordenado e geração de resíduos fortalecem a situação. Ações diversas são tomadas em todas as esferas. Pesquisas tentam criar biocombustíveis até de sachês de plástico, governos tentam convencer as potências a obedecer ao Protocolo de Kioto, etc. Cada um pode e deve fazer seu papel. Uma medida inicial é dar consciência ambiental aos jovens de sua responsabilidade no Meio Ambiente, que é desde seu quarto em casa à sala de aula. Mostrar caminhos que possam melhorar o destino dos resíduos gerados como a coleta seletiva e meios de sua reciclagem despertam nos alunos a vontade de fazer parte do certo, embora a mudança de comportamento seja uma batalha pessoal. Assim, o Projeto visa contribuir para vivência ambiental em uma Escola Pública através da coleta seletiva e reciclagem de papel, através da sensibilização da comunidade, implantação do sistema de coleta e realização de oficinas de reciclagem.

METODOLOGIA:
O projeto ocorreu com apresentação à escola do meio científico com rodada de palestras de pesquisadoras do INPA que trabalham com os temas água, papel e insetos. Depois, ocorreu sensibilização para a coleta seletiva de papel, com visita na sala de aula, apresentação do Projeto e distribuição dos coletores, a coleta e recolhimento diário e pesagem do material selecionado. Após a sensibilização, ocorreram oficinas na escola e no laboratório para confecção de papel artesanal, as telas formadoras das folhas e produtos utilizando o papel artesanal. O trabalho dos bolsistas foi compartilhado com toda a comunidade escolar através da Oficina de Repasse do Conhecimento.

RESULTADOS:
Foi aplicado um questionário com os funcionários e foi constatado que a escola nunca tinha trabalhado com reciclagem e coleta seletiva. A limpeza é feita por duas funcionárias ao término de cada turno. As propostas citadas para melhorar a limpeza da Escola foram: atividades com alunos na área de Educação Ambiental e formação de parcerias e projetos com Instituições. A secretaria de limpeza não atende a área da escola e dá preferência para escolas municipais Os bolsistas fizeram a sensibilização de sala em sala sobre o projeto, a coleta seletiva e o cuidado e uso dos coletores. O turno que mais gera resíduos é o turno matutino, embora não tenha diferença significativa dos demais turnos. A Escola gera semanalmente 03 Kg só de papel. Mesmo com a oficina não houve relevante mudança, o que permite afirmar que é preciso maior envolvimento entre diretoria e projeto, pois a resistência à mudança é forte quanto à adesão da coleta seletiva. O Projeto executou duas oficinas na Escola a fim de multiplicar os conhecimentos adquiridos e de reforçar a sensibilização para adesão na coleta seletiva, pois foram detectados diversos resíduos no coletor de papel. O projeto foi renovado e trabalha teste físico-mecânico com os papéis reciclados para porta-chopp e uso de corantes naturais da Amazônia.

CONCLUSÕES:
A coleta seletiva de papel/papelão pode gerar ganhos à Escola, aos alunos e até à comunidade. Espera-se que a Escola permaneça com o uso dos coletores e que seja fechado o ciclo ao repassar o material coletado a associações e / ou empresas recicladoras. A escola é viável de trabalhar a coleta seletiva, desde que envolvidos mais parceiros. Os bolsistas desenvolveram peças aceitáveis no mercado, mesmo sem um reforço de profissionais como designer, o que ratifica a tendência quanto à adoção de materiais reciclados como contribuição ao Meio Ambiente. Com a renovação do projeto, análises laboratoriais de resistência estão em execução e serão utilizados corantes naturais a partir de levantamento do conhecimento tradicional para as fibras secundárias.

Instituição de fomento: FAPEAM

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Escola pública, Reciclagem, Produto artesanal

E-mail para contato: betobianco@msn.com