60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana

ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DAS CONDIÇÕES DE DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN.

Zoraide Souza Pessoa1
Emanuelle Roberta da Silva Melo2

1. Socióloga Prof.Ms. do Departamento de Gestão Ambiental (UERN)
2. Graduanda em gestão ambiental e bolsista (UERN/CNPq-PIBIC).


INTRODUÇÃO:
A problemática ambiental provocada pela má disposição dos resíduos sólidos urbanos, tem sido motivo de grande preocupação dos gestores públicos municipais, sobretudo pelos efeitos impactantes ao meio ambiente e a saúde da população. Este trabalho tem finalidade apresentar uma análise das condições de disposição dos resíduos sólidos na cidade de Mossoró – RN, através do mapeamento dos locais e formas de deposição do lixo, além do acompanhamentos das ações promovidas pela gestão municipal em relação a temática proposta e resulta do Projeto de Pesquisa: Desigualdades, Redes Associativas e Vulnerabilidade Socioambiental no município de Mossoró (UERN/ CNPq-PIBIC).

METODOLOGIA:
Metodologicamente está estruturado em levantamento bibliográfico e documental e na realização de pesquisa de campo, com a coleta de dados e informações, como também a realização de entrevistas com atores sociais e institucionais chaves no município de estudo.

RESULTADOS:
Desta forma, verificou-se que o descarte dos resíduos sólidos no município de Mossoró, apesar da recente inauguração do aterro sanitário da cidade, ainda mostra-se muito precária. Isto se dá, principalmente pela falta de uma política de gerenciamento dos resíduos sólidos municipal.. Além disso, percebe-se que a população carece de programas voltados para a educação ambiental, no intuito de contribuir com entendimento da problemática vivida e de promoção de ações voltadas para uma difusão de práticas de consumo e reaproveitamento, reutilização e reciclagem por parte da população. Este fato é evidenciada pela identificação de depósitos clandestinos de lixo em alguns pontos da cidade, criando áreas de vulnerabilidade socioambiental, seja pelos impactos ambientais provocados ou pela presença de catadores nessas áreas.

CONCLUSÕES:
Os problemas ambientais vividos nos centros urbanos brasileiros, são em grande parte promovidos pela falta de articulação política na gestão dos resíduos sólidos urbanos. No que refere a cidade de Mossoró, esta realidade não é tão diferente. Desta forma, espera-se que a construção do aterro sanitário de Mossoró como o convênio com a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) venham em pouco tempo, atender a demanda de lixo produzido pela cidade e reduzir as desigualdades sociais, e consequentemente no melhorar as condições de vida da sua população.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  resíduos sólidos, cidades, meio ambiente

E-mail para contato: zoraidesp@hotmail.com