60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

DA CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE À CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

Emir José Rodrigues de Andrade1

1. Prefeitura do Recife - Secretaria de Educação


INTRODUÇÃO:
Em 2003, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, transformou milhares de escolas em todo o país em espaços de mobilização que deram aos jovens, professores e professoras e às comunidades a oportunidade de opinar, reunir e priorizar suas sugestões de como cuidar do Brasil. No Recife, vinte e seis Escolas Municipais realizaram a I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, O que corresponde a 74% do total de escolas credenciadas a fazê-la. Contudo, pouquíssimas escolas implantaram as COM-VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), e nessas de fato não houve implementação. Em 2005/2006, trinta e quatro Escolas Municipais realizaram a II Conferências. O que corresponde a 97% do total de escolas credenciadas, mobilizando 10.000 pessoas entre estudantes, professores, funcionários e comunidade. Aí desenvolvemos um projeto para termos uma rede de COM-VIDAS nascidas desse movimento com o objetivo de fortalecer as iniciativas de educação ambiental em favor da melhoria da qualidade de vida nas Escolas/Comunidade, discutindo a temática ambiental por dentro da escola, articulando e interagindo a dimensão global com cotidiano mais próximo que é a comunidade; Implantar e Implementar as COM-VIDAS em 100% das Escolas, construir as Agendas 21 escolar.

METODOLOGIA:
O trabalho em equipe tem sido fundamental no desenvolvimento desse projeto. Diversas cabeças pensando num mesmo problema têm mais chances de alcançar melhores soluções. Daí, implantamos na Gerência de Serviços de Projetos Didáticos, uma equipe formada por treze estagiários de diversos componentes curriculares, assessorados por quatro professores. Cada estagiário é responsável pelo acompanhamento semanal das COM-VIDAS de três escolas. Semanalmente, há uma reunião de avaliação e formação dessa equipe. Frequentemente participamos de encontros, palestras, congressos e outros eventos com temas relacionados as questões socioambientais. Também os componentes das COM-VIDAS das escolas, em torno de mil pessoas, têm participado de diversos momentos de formação e de fortalecimento do grupo. Semanalmente, o grupo de cada COM-VIDA se reúne nas escolas para discutir os eventuais problemas, planejar ações que constam na agenda 21 e outras e executá-las. O projeto prever a realização de várias parcerias no campo governamental e não governamental. Há acompanhamento sistemático dessas ações, através dos gestores das escolas e de professores, aqui coordenadores da COM-VIDA de cada unidade de ensino. A COM-VIDA é formada de alunos, professores, gestores, funcionários e membros da comunidade.

RESULTADOS:
• Criação, do GT das COM-VIDAS, na Gerência de Serviços de Projetos Didáticos; • Implantação e Implementação das COM-VIDAS em rede, para o fortalecimento de espaços de debates socioambientais em 100% das escolas municipais do Recife; • Construção da Agenda 21 local , em 100 % das escolas municipais do Recife; • Mudança de atitude, observada em centenas de estudantes, com relação as questões socioambientais; • Mil estudantes, em trinta e cinco escolas de 3º e 4º ciclos de aprendizagem diretamente envolvidos, com as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA ; • Desenvolvimento de diversas ações socioambientais integradas nas comunidades; • Projetos didáticos e escolares na área de educação ambiental; • Foram realizados quatro encontros de formação e avaliação, com representantes de todas as COM-VIDAS das Escolas Municipais do Recife; • Socialização do projeto, uma referência, em Encontros promovidos por outros municípios e pelo Governo do Estado de Pernambuco • Foram feitas várias parcerias na realização de ações integradas, dentro e fora do governo : Coletivo Jovem do Meio Ambiente - SESC; SANEAR; ENLURB; Secretaria de Educação Esporte e Lazer do Recife; Secretaria de Saúde do Recife; DIRMAM – Jardim Botânico; • Participação na I Conferência de Meio Ambiente do Recife.

CONCLUSÕES:
Nosso país tem avançado e muito, na questão de educação ambiental , no entanto nos parece que esse debate ainda não está servindo a comunidade escolar, nem ao seu entorno, pois não consegue, por exemplo: evitar o desperdício de energia, de água; reduzir a produção de lixo, nem dá um destino adequado ao mesmo, etc. A COM-VIDA é sobretudo formada por jovens, eles estão presentes discutindo e articulando ações ambientais com encaminhamentos para a continuidade do movimento de jovens na escola. Eles têm um desejo comum de agir em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Para a COM-VIDA, a Educação Ambiental na Escola deve ser pensada a partir do meio ambiente – escola/comunidade, e não para ou com ele. Esperamos que os resultados obtidos com esse projeto, seja motivo para que os professores, gestores das Escolas e de Secretarias de Educação, continuem abrindo espaços para que os jovens continuem sua luta em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, dando oportunidade a esses jovens demonstrarem a sua força e união. “ Nunca duvide de um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo; de fato é só isso que o tem mudado “ ( Margareth Mead )

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  COM-VIDA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AGENDA 21

E-mail para contato: emirandrade@yahoo.com.br