60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Educação Física e Esportes

CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES PELOS PARTICIPANTES DA 59ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA

Luhilda Ribeiro Silveira1, 2
Saulo Carneiro de Oliveira1, 2

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
2. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL


INTRODUÇÃO:
A cultura digital na atualidade tem maior aplicabilidade no meio acadêmico-científico, desde a produção à disseminação da informação e do conhecimento científico. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES exemplifica a alternativa que o meio eletrônico trouxe para o acesso a publicações científicas de qualidade, é um dos maiores bancos de informações científicas do mundo, oferece acesso a mais de 11.000 títulos de periódicos científicos nacionais e internacionais às universidades associadas. Há acesso livre através do Portal de Acesso Livre da CAPES, que disponibiliza 1.407 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além de bases referenciais, um banco de dados com mais 366 mil teses e dissertações. A pesquisa aproveitou o espaço da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (com cerca de 6.900 inscritos autores de 2.287 trabalhos) para analisar o conhecimento e a utilização do Portal da CAPES pelos participantes desta reunião, que é um dos maiores, senão o maior evento, em importância e em dimensão, de caráter científico-cultural da América Latina, reunindo pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento de todas as regiões do país.

METODOLOGIA:
Constituindo-se numa abordagem analítica descritiva, realizou-se durante as apresentações dos trabalhos na 59ª SBPC ocorrida nos dias 8 a 13 de julho de 2007, na cidade de Belém-PA, na Sessão de Pôsteres, nos horários de 11:00h às 12:00h e das 16:00 às 17:00 a aplicação de questionários de modo aleatório a 145 pessoas que estavam diante de seus trabalhos, das diversas áreas de conhecimento. Ressalta-se que após a aplicação total dos questionários a amostragem desta pesquisa ficou composta do seguinte modo: 118 estudantes de graduação e 27 estudantes de pós-graduação de diversas Instituições de Ensino Superior – IES de todo o país. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 6 questões, sendo: 1 de múltipla escolha, 4 fechadas e 1 aberta. A tabulação dos dados foi realizada após a coleta total, com a quantificação das respostas dadas às questões fechadas e à de múltipla escolha, e para a questão aberta criou-se uma categoria de respostas-chave nas quais foram inseridas (classificadas) as respostas dadas pelos respondentes.

RESULTADOS:
Participaram da pesquisa 118 estudantes de Graduação, assim divididos: 8,5% Exatas/Tecnologia/Engenharias; 43.2% Humanas/Sociais; 37.3% Biológicas/Saúde; 11.0% Ciências da terra/Agrárias e 27 estudantes de Pós-Graduação sendo: 25.9% Exatas/Tecnologia/Engenharias; 40.7% Humanas/Sociais; 29.6% Biológicas/Saúde; 3.8% Ciências da terra/Agrárias. Afirmam não utilizar a internet como subsídio para suas pesquisas acadêmico-científicas, apenas 3.4% dos estudantes de Graduação, e 3.8% dos estudantes da Pós-Graduação. Quanto ao conhecimento do Portal da CAPES, na Graduação 69.5%, e 81,5% na Pós-Graduação afirmaram conhecê-lo. Em relação ao acesso, na Graduação, dentre os que conhecem, 84.2% afirmaram que já acessaram o portal; 2.4% não responderam e 13.4% afirmaram nunca terem acessado, já na Pós-Graduação 95,5% afirmaram já ter acessado. Dentre os que confirmaram acessá-lo, afirmam utilizar com freqüência 42% na graduação, e 57.1% na Pós-Graduação. Como aspectos positivos do uso do Portal, destacaram-se: 1-quantidade/diversidade de produções/informações científicas; 2-facilidade/rapidez/gratuidade no acesso; 3-qualidade das produções/informações científicas; e como aspectos negativos: 1-difícil manuseio/interface do sistema; 2- restrição/dificuldade do acesso; 3-pouca divulgação.

CONCLUSÕES:
Constatou-se que a utilização do Portal da CAPES é bastante expressiva entre os pesquisadores participantes da 59ª Reunião Anual da SBPC. Infere-se que estes estudantes utilizam fontes de informações confiáveis. No entanto, percebe-se que entre os mesmos, há problemas como, dificuldade de manuseio das ferramentas disponíveis no Portal, relativa restrição no acesso e carência de divulgação, que dificultam a sua utilização. Observa-se que há um acentuado crescimento em termos de conhecimento e uso do Portal por parte da Pós-Graduação em relação à Graduação, resultado este bem condizente com os propósitos do Portal CAPES, que em primeiro plano destina-se a atender à Pós-Graduação. Assim, os significativos conhecimento e utilização do Portal por graduandos podem ser decorrentes da maior diligência empregada pelos pesquisadores partícipes deste tipo de evento científico, já que se acredita haver todo um apuro em termos de preparação, realização e divulgação das pesquisas apresentadas. Nesse caso, tais atributos no panorama acadêmico podem ensejar a conquista de potencialidades que os aproxima do ingresso na Pós-Graduação, nos levando a refletir em que medida tal dinâmica se aplica no conjunto das Instituições de Ensino Superior do Brasil.



Palavras-chave:  Portal de Periódicos CAPES, Reunião Anual da SBPC, Comunicação Científica

E-mail para contato: luhilda@yahoo.com.br