60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ESPORTES E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Luciene Ferreira da Silva3
José Carlos de Almeida Moreno1, 2
Jorge Luiz Justino1
Paula Andrade Cotrim1
Claudia B. Ferreira Lima1
Pedro A. B. de Oliveira1

1. Faculdades Integradas Fafibe - Bebedouro-SP
2. Profº Dr. / Orientador
3. Profª Drª / Orientadora; Universidade Estadual Paulista- UNESP- Bauru- SP


INTRODUÇÃO:
Este projeto de extensão universitária se desenvolveu de maneira indissociada da pesquisa e do ensino, por isso envolveu os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte e Lazer. Seu objetivo foi o de compreender as várias inteligências, denominadas por Gardner (1994), de Inteligências Múltiplas, as quais se manifestam nos sujeitos de formas diferenciadas, podendo estimular o desenvolvimento humano e social. Neste projeto, o enfoque maior foi em relação ao Esporte-Educação, entendido como promotor do espírito esportivo, do respeito às regras e aos adversários e do desenvolvimento integral do sujeito. Através dos esportes coletivos e individuais, se atuou com o fenômeno esportivo sustentando as ações a partir de um referencial teórico complementar: Teoria das Inteligências Múltiplas, com a intenção de estabelecer relações multidisciplinares entre vários conhecimentos que envolvessem a Educação, a Educação Física, as Inteligências Múltiplas, e os Esportes Coletivos e Individuais. O trabalho de pesquisa foi realizado junto a um grupo de alunos do Educandário Santo Antônio, da cidade de Bebedouro - SP, com idade entre 10 e 12 anos.

METODOLOGIA:
Nesse projeto de pesquisa e extensão universitária foram realizados levantamentos, fichamentos e sínteses relativas a obras sobre esportes coletivos e individuais, Educação, Educação Física e Teoria das Inteligências Múltiplas. Para as atividades extensionistas, foi desenvolvido e aplicado formulário para descrição das aulas e roteiro de observação para análise do processo de desenvolvimento das Inteligências múltiplas, durante as vivências dos esportes coletivos e individuais, abordados a partir do viés educacional. Foi elaborado também, um “circuito vivencial”, no qual se dividiu os alunos em três grupos, para cada grupo dois monitores ficaram responsáveis e atentos ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. Os monitores se revezavam nas modalidades: futebol de campo, ginástica rítmica, atletismo e basquetebol. Para elaboração do projeto, nos atentamos ao fato da importância de analisar constantemente o objetivo deste, separando atividades com implicações pedagógicas para a educação das crianças. Participaram desta pesquisa, alunos da quinta série do Ensino Fundamental, sexto ano, do Educandário Santo Antônio, da cidade de Bebedouro-SP, com a qual as Faculdades Integradas Fafibe tinha cooperação. O projeto foi concluído em novembro de 2006.

RESULTADOS:
Dados coletados e devidamente registrados e analisados à luz das teorias estudadas permitiram constatações de dificuldades enfrentadas pelos alunos, para realização de atividades que envolvessem parcerias (em grupos), sobretudo entre os gêneros masculino e feminino (meninos e meninas), ocasionando dificuldade de socialização, relacionada às inteligências inter e intrapessoal, pouco estimuladas e desenvolvidas socioculturalmente e, sobretudo, nas aulas de Educação Física no ambiente escolar. No tocante ao aspecto da atenção dos alunos frente às explicações das atividades ministradas (esportes individuais e coletivos), bem como o respeito a algumas regras pré-estabelecidas, outras metodologias foram aplicadas para fazer com que o grupo reagisse, manifestando assim, as inteligências inter e intrapessoal. Quanto ao desenvolvimento das inteligências, pela fase em que as crianças estavam e também por questões ligadas ao meio sociocultural em que viviam se constatou ser a inteligência cinestésico - corporal a mais desenvolvida. O grupo de pesquisa e extensão verificou finalmente, avanços significativos por parte dos alunos, no desenvolvimento das inteligências em que apresentavam inicialmente maiores dificuldades, devido à ênfase dada e metodologias adotadas. O que permitiu afirmar que os esportes coletivos e individuais podem desenvolver as várias inteligências catalogadas por Gardner (1994)

CONCLUSÕES:
Analisando os dados coletados juntamente com a pesquisa bibliográfica realizada no tocante ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas através dos Esportes Coletivos e Individuais, entendemos que as referidas Inteligências podem ser desenvolvidas desde que haja conhecimento prévio do assunto pesquisado, planejamento das aulas, interferências adequadas no momento necessário, respeito à condição de aprendizagem individual dos alunos, análise das dificuldades encontradas reformulando quando necessário as aulas dando maior ênfase nas atividades com maior dificuldade de aprendizado e incentivando as mais prazerosas, objetivando assim o alcance dos objetivos propostos. Assim os resultados alcançados neste projeto de pesquisa e extensão evidenciam que os esportes individuais e coletivos possuem potencial para desenvolvimento de todas as inteligências levantadas por Gardner (1994).

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Esporte - Educação, Inteligências Múltiplas, Educação Física

E-mail para contato: lucienebtos@ig. com.br