60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

O ENSINO DE CIDADE MEDIADO POR CHARGES E TIRAS DE QUADRINHOS: AMBIENTES URBANOS E CIDADANIA

Eunice Isaias da Silva1, 2
Lana de Souza Cavalcanti1

1. Iesa-UFG
2. Cepae-UFG


INTRODUÇÃO:
Ambientes urbanos e cidadania é um subtema, que faz parte da pesquisa de doutorado em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG), intitulada: charges e tiras de quadrinhos como mediação para o estudo de cidade na Geografia escolar. A proposição dessa pesquisa sobre metodologia do ensino de Geografia mediada por quadrinhos, cartum e charge é pensada para trabalhar com algo que, entre outras características, seja instigante, criativo, crítico, questionador, podendo com humor servir a propósitos didático-pedagógicos, com aprofundamento científico. Essa escolha é fruto da experiência profissional, pela percepção, que esses recursos podem mediar a relação ensino-aprendizagem propiciando uma análise questionadora, como também, pela observação do interesse demonstrado por parte dos estudantes. O objetivo principal é analisar uma arte popular (charge e tiras de quadrinhos), amplamente divulgada pelos meios de comunicação, com a perspectiva de sua mediação como recurso didático-pedagógico, para consolidar a produção de conhecimentos de estudos de conteúdos relativos à cidade e elaborar a rede ou teia de significação no processo ensino-aprendizagem de Geografia.

METODOLOGIA:
A investigação está embasada nos seguintes questionamentos: que contribuição efetiva os quadrinhos da Mafalda, Katteca e as charges de Jorge Braga e Mariosan podem oferecer ao ensino de Geografia para se estudar espaço urbano/cidade e cidadania, constituindo o hipertexto na rede ou teia de significação? Ou seja: o que eles trazem de representações da cidade, espaço urbano e cidadania, que podem, como recursos didáticos, mediar concretamente a construção de conceitos geográficos no ensino escolar de Geografia, mediante essa outra metáfora de metodologia de ensino? Quanto à seleção do material a ser pesquisado, não há grande preocupação com a sua quantidade e sim com a perspectiva de promover a reflexão sobre a produção e reprodução do espaço urbano/cidade numa visão dialética e na sua contribuição na Geografia escolar. A pesquisa de campo está sendo realizada por meio do diálogo e comunicação entre pesquisadora, pesquisados e dos sujeitos pesquisados entre si (alunos e professor(a). Desse modo, propõe-se uma pesquisa de campo, como um processo de trabalho coletivo, com a participação ativa das pessoas envolvidas na concretização dessa proposta educativa.

RESULTADOS:
Esse trabalho está sendo realizado na concepção qualitativa, pela compreensão de que esta permite uma melhor percepção para se analisar a complexidade da realidade urbana e da cidade nos seus aspectos pedagógicos. Os recursos didáticos selecionados estão sendo agrupados segundo quatro eixos temáticos: lugares da cidade e cidadania; cidade, consumo e cidadania; a cidade, o habitar e cidadania; ambientes urbanos e cidadania. Por tratar-se de uma pesquisa para a tese de doutorado em Geografia, ainda em andamento, os resultados são parciais, mas já é possível afirmar sobre a pontencialidade do uso de charge e tiras de quadrinhos para mediar a construção de conceitos consolidados de Geografia Urbana e Cidade, na elaboração da rede ou teia de significados no processo de ensino-aprendizagem. O ambiente, modo de vida, trabalho, moradia, trânsito e transportes, segurança, saúde, consumo e consumismo, segregação, lazer, educação, cultura, ética, comportamentos e valores urbanos são alguns dos elementos da dinâmica do espaço urbano/cidade e suas contradições, que podem ser representados nas produções culturais em questão (charges e tiras de quadrinhos).

CONCLUSÕES:
As tiras de quadrinhos e charges deveriam ser mais utilizadas para se ensinar Geografia, contudo o desconhecimento e a escassez de tempo do professor, para se dedicar à seleção destes recursos, são algumas das justificativas para limitação de seu uso. Esta oportunidade de reunir criatividade, criticidade, questionamento e diversão, com uma significação mais próxima dos alunos pode resultar em maior envolvimento, interesse e mais reflexão no estudo de Geografia. Este trabalho de pesquisa almeja ser um meio de acesso aos quadrinhos e charges como mais um recurso didático para mediar com competência o estudo de alguns elementos de Geografia. O desenvolvimento dessa investigação está solidificando as intenções iniciais e fundamentando a suposição de que a decodificação da representação desses elementos de arte dimensiona uma percepção mais aguda, podendo ir mais a fundo na investigação sobre a cidade. É importante ressaltar que esses recursos didático-pedagógicos tornam-se mais eficazes quando aliados a outros elementos educativos como: livro didático, reportagens, canções, poemas, arte plástica, literatura, filmes.



Palavras-chave:  Charges, tiras de quadrinhos e ambiente, recursos alternativos e ensino de cidade, metodologia de ensino de Geografia.

E-mail para contato: euniceisaias@gmail.com