60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A UTILIZAÇÃO DE OPERACIONAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JOSÉ AURÉLIO PEREIRA DA SILVA1
IVÂNIA MARIA DE ARRUDA1

1. Prefeitura da Cidade do Recife


INTRODUÇÃO:
O trabalho em Educação Ambiental é desenvolvido na Escola Olindina Monteiro de Oliveira França desde 2003 dentro do projeto Águas da Mata, o qual aborda questões relacionadas ao ecossistema Mata Atlântica. Como forma de sistematizar as ações e o aprendizado dos(as) alunos(as) de maneira lúdica, foi viabilizada a idéia de produzir jogos operacionais, os quais promovem o alcance dos seguintes objetivos: utilizar a educação ambiental como tema norteador das atividades pedagógicas; construir conhecimento de forma lúdica; desenvolver a capacidade criadora, interpretativa e cognitiva; aprender os conteúdos relacionados à mata atlântica de forma prazerosa; produzir e criar jogos sobre o ecossistema Mata Atlântica; sensibilizar os(as) alunos(as) para preservação dos ambientes naturais em particular a mata atlântica. Sabe-se que o conhecimento só é efetivado, quando o processo de ensino e aprendizagem é fundamentado no desejo de aprender. Por isso, é relevante a utilização de um método lúdico, dinâmico e eficiente que promova no(na) aprendiz a sensibilização para consciência ecológica de forma significativa.

METODOLOGIA:
A aplicação dos jogos operacionais foi realizada através de dinâmicas em grupos, nas quais foram trabalhados três jogos distintos: o primeiro consistiu na produção do conceito de natureza através das linguagens oral e do desenho; o segundo referiu-se à construção, apresentação e reconstrução de textos sobre a Mata Atlântica; e por fim, o terceiro momento, utilizou a técnica “telefone sem fio”, que consiste no complemento de diálogos sobre questões ambientais direcionados pelo(a) professor(a). Todo o processo foi avaliado através de reflexões e debates realizados em sala de aula.

RESULTADOS:
A aplicação dos jogos operacionais voltados para a Educação Ambiental norteados pelo tema gerador Mata Atlântica proporciona o desenvolvimento da consciência ecológica e a interiorização dos conceitos de ecologia. Dessa forma, desencadearam mudanças nos aspectos atitudinais dos(as) alunos(as) frente aos impactos ambientais causados pelas ações antrópicas, principalmente com relação às questões que envolvem a Mata Atlântica. Através da utilização dos jogos operacionais os (as) aprendizes tornaram-se sujeitos conscientes de seu papel ativo e transformador da realidade em que vivem através da busca de soluções simples para os problemas do seu espaço de convivência.

CONCLUSÕES:
A aplicação de jogos operacionais nas turmas do 1º e 2º anos do 4º ciclo de aprendizagem (8º e9º anos do Ensino Fundamental) tornou-se uma experiência enriquecedora, pois proporcionou aos(às) alunos(as) a conscientização ecológica através da vivência dos jogos. Observou-se a valorização e o interesse dos(as) alunos(as) com relação às questões ambientais através de relatos de experiências, de fatos ocorridos na comunidade e também nas reportagens produzidas sobre o tema. Além do mais, 100% dos alunos(as) participaram das dinâmicas dos jogos operacionais demonstrando interesse e satisfação.

Instituição de fomento: PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  JOGOS, MEIO AMBIENTE, PRESERVAÇÃO

E-mail para contato: profaurelio@bol.com.br