60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, MACAPÁ-AP

Luis Alexandre Lemos Costa2
Vanessa Gracielly Bezerra Santiago3
Margareth Chermont4

2. Licenciado em Ciências Biológicas e professor da rede Estadual de ensino.
3. Licenciada em Ciências Biológicas e professora da rede Estadual de ensino.
4. Licenciada em Pedagogia e professora da rede de ensino do Estado do Amapá.


INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências, no Brasil, poderia ser definido como tradicional até meados da década de 1950, caracterizando-se por muita verbalização e aulas teóricas, com o conteúdo enfocando o produto final das atividades científicas. A humanidade tem passado por uma intensa revolução tecnológica, portanto o ensino de ciências não poderia estar aquém destas revoluções.

METODOLOGIA:
Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com dados coletados a partir de formulários fechados com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental e professores de Ciências de 14 escolas (07 particulares e 07 públicas). Foram obtidos dados consideráveis que permitiram analisar a visão dos alunos a respeito das aulas práticas ou em laboratórios e como é conduzida a disciplina Ciências por seus respectivos professores. A análise baseou-se em teorias de autores como KRASILCHIK, BIZZO, WEISSMANN, DELIZOICOV E ANGOTTI, LIBÂNEO, ARRUDA E LABURU.

RESULTADOS:
Verificou-se que apesar da maioria das escolas particulares pesquisadas apresentarem laboratórios de ciências, os alunos consideram o ensino excessivamente teórico. Detectou-se, também, a ausência de laboratórios nas instituições públicas investigadas e o anseio dos alunos por aulas que envolvam atividades práticas com maior freqüência, associando conteúdos relacionados com sua própria realidade.

CONCLUSÕES:
Conclui-se destacando o caráter excessivamente teórico das aulas de ciências, tanto nas escolas públicas quanto particulares e a insatisfação dos alunos quanto à metodologia utilizada pelos professores das escolas pesquisadas.

Instituição de fomento: UNIFAP



Palavras-chave:  Ensino, Ciências, Laboratórios

E-mail para contato: luis.ale36@hotmail.com