60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana

AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS E AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DO TABOADO-MS E SUA INSERÇÃO NO PROJETO REGIÃO TURÍSTICA COSTA LESTE-MS

Patrícia Helena Milani1
Edima Aranha Silva2

1. DCH/ UFMS
2. DCH/ UFMS - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho estuda os impactos sócio-ambientais, culturais e econômicos no Município de Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, a partir da construção da Usina Hidrelétrica “Ilha Solteira” no Rio Paraná, nas décadas de 1970-1980, e a inserção da atividade turística como forma de dinamizar a economia local. Dessa forma evidenciou-se que a UHE Ilha Solteira promoveu a (des)territorialidade em Aparecida do Taboado, e que, as novas práticas sociais, agora estabelecidas pelo turismo redefiniram um novo território, que formaram-se a partir de outras dinâmicas sócio-espaciais e sobretudo relações de interesse. O trabalho levanta as vantagens da adesão ao turismo como alternativa econômica, e a inserção do Município do Projeto Região Turística Costa Leste-MS.Nessa perspectiva o turismo consiste em uma tentativa de superação dos impactos ambientais utilizando-se da paisagem, criada artificialmente como produto aos visitantes. O trabalho tem como objetivos, levantar e caracterizar os atrativos naturais e culturais do município, bem como a infra-estrutura e empreendimentos de apoio ou potencial de uso pelo setor turístico; verificar as ações e os tipos de eventos realizados no município, e quais os agentes sociais envolvidos, o perfil do turista participante dos eventos que vislumbrarão a realidade local.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi empregada de acordo com o cronograma de execução do plano de trabalho. Para a base teórica foram realizadas leituras e fichamentos bibliográficos relacionados com a temática da pesquisa, cuja fundamentação teórica baseou-se em: Haesbaert (2006) que faz uma relação sobre o território, e a territorialização, oferecendo uma visão abrangente sobre os espaços que sofreram tais processos; Santos (1996) que esclarece o significado e conteúdo de espaço, paisagem e território; Irving (2002) que enfatiza que a implementação dos modelos de turismo sustentável deve pautar-se na conduta ética; Sachs (1993) pontua que o desenvolvimento sustentável requer o compromisso com o ambiente e as tradições locais.As análises documentais basearam-se em entrevistas sistematizadas com empreendedores do turismo em Aparecida do Taboado e representantes da Prefeitura Municipal que atuam no segmento turístico e ambiental, isto para um melhor entendimento das mudanças territoriais e seus impactos, com o lago reservatório da usina hidrelétrica. Foram realizados registros fotográficos para a caracterização dos empreendimentos turísticos e entrevistas com antigos moradores, para a coleta de informações referentes às transformações ocorridas e sobre os resultados advindos da inserção na Região Turística Costa Leste-MS e suas perspectivas.

RESULTADOS:
As visitas ao local estudado e as análises documentais revelaram que a área foi profundamente impactada com a construção da UHE Ilha Solteira, concluída em 1978 com reservatório de água de 1 195 km², sua barragem tem 5.605 m de comprimento e seu reservatório 1.195 km2 de extensão. Cerca de 10% do território de Aparecida do Taboado ficou alagado, acarretando mudanças não somente na área do município, mas também no cotidiano das comunidades ribeirinhas, na paisagem local, na flora e na fauna anteriormente localizadas. Vale ressaltar que a vegetação nativa que ficou submersa com a inundação do território, apodrecendo ao longo do tempo, emite gases poluidores, que contribuem para o agravamento do efeito estufa.As terras que margeiam o reservatório estão sob responsabilidade da CESP, a quem compete ressarcir os danos provocados pela inundação, principalmente os impactos na mata ciliar. O uso da borda do reservatório pode ser destinado ao uso público ou privado, onde já conta com dezenas de residências secundárias e complexos residenciais, que em sua maioria, cerca de 90%, respeitam a APP, Área de Proteção Permanente.

CONCLUSÕES:
Por fim, vale destacar que a partir da formação dos lagos dos reservatórios das usinas hidrelétricas, conforme mencionado, foi necessário e possível a inserção de uma nova atividade sócio-econômica nos municípios impactados pelas barragens, para promover a inserção de diversos segmentos econômicos no contexto do desenvolvimento regional. O turismo assume um papel importante nessa nova funcionalidade da economia da Região Turística Costa Leste de Mato Grosso do Sul, pois pode minimizar os impactos gerados, ou seja, as transformações territoriais e os impactos ambientais, e reverter em benefício da própria região, utilizando-se desses novos espaços, organizados antropicamente, em estruturas que consistem no produto turístico da localidade em questão. Os municípios integrantes da Região Turística Costa Leste-MS, devem investir em infra-estrutura física para ordenar os atrativos, garantir a circulação de pessoas e consequentemente promover a realização de atividades turísticas, aumentado dessa maneira a receita do município e o crescimento gradual do PIB.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Aparecida do Taboado, Transformações sócio-espaciais, Turismo

E-mail para contato: phmilani@uol.com.br