60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

CARACTERÍSTICAS DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E CONCEPÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Ângela Maria Hartmann1
Erika Zimmermann2
Nathan Carvalho Pinheiro3

1. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
2. Profa. Dra. - Faculdade de Educação - Universidade de Brasília - Orientadora
3. Instituto de Física - Universidade de Brasília


INTRODUÇÃO:
À medida que cresce a preocupação com a sobrevivência humana, a palavra sustentabilidade é empregada com mais freqüência em periódicos, propagandas e obras literárias e científicas. Como conceito ecológico, ela diz respeito à tendência dos ecossistemas à estabilidade, ao equilíbrio dinâmico e ao seu funcionamento na base da interdependência e da complementaridade. Quando usada indiscriminadamente, não existe um consenso acerca do seu significado, embora as idéias baseiem-se geralmente sobre a necessidade de práticas amparadas por uma ação mais informada e preocupada com o equilíbrio entre os sistemas ambientais, econômicos e sociais (TOZONI-REIS, 2004). A partir de usos tão diversos, o que as pessoas entendem por sustentabilidade? O adjetivo sustentável também é usado em diversas expressões: “casa sustentável”, “uso sustentável”, “economia sustentável” etc. A partir da ECO-92 intensificaram-se as estratégias para a construção de uma sociedade sustentável. Levando em conta os diversos empregos do adjetivo, como as pessoas caracterizam uma “sociedade sustentável”? É importante examinar essas múltiplas perspectivas sobre sustentabilidade e sobre como seria uma sociedade sustentável para que haja elementos atualizados para políticas de educação ambiental da população.

METODOLOGIA:
Escolheu-se como público-alvo estudantes de cursos de licenciatura da Universidade de Brasília. Duzentos e vinte alunos de doze licenciaturas diferentes (Pedagogia, Letras, Biologia, Artes, Ciências Sociais, História, Física, Geografia, Matemática, Química, Educação Física e Filosofia) responderam um questionário aberto (GIL, 1999). Aberto, pois não se tinha intenção de direcionar as idéias dos licenciandos para respostas previamente formuladas. A primeira pergunta “O que significa a sustentabilidade para você?” busca verificar a concepção e a que eventos os alunos associam a palavra sustentabilidade. O objetivo da segunda “Quais são, no seu entender, as características de uma sociedade sustentável?” é examinar o modelo de sociedade sustentável que eles têm em mente. A análise pautou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, pois se considerou importante avaliar estatisticamente as respostas dadas pelos alunos e examinar qualitativamente as justificativas apresentadas por eles. Escolheu-se a análise de conteúdo (FRANCO, 2003) para a construção de categorias, pois o investigador pode analisar mensagens a fim de produzir inferências sobre as concepções de mundo, as representações sociais, as motivações e as expectativas dos que respondem a pesquisa.

RESULTADOS:
Três categorias são geradas com as respostas de 95,9% dos estudantes sobre o significado de sustentabilidade. a) ATITUDE (45,3%): é um conjunto de atitudes ou de ações das pessoas; b) CIRCUNSTÂNCIA (36,8%): é um princípio, um critério ou uma situação estabelecida; c) ATRIBUTO (22,8%): é um atributo das pessoas ou de um sistema capaz de distingui-los dos demais, ou uma habilidade (a capacidade para fazer algo), ou uma condição ou estado, um modo da pessoa ser ou estar no mundo. A segunda pergunta foi respondida por 207 licenciandos e estabelecidas cinco categorias. a) BEM-ESTAR HUMANO (30%): enfatizam a qualidade de vida ou o bem-estar do ponto de vista humano; b) ATITUDE ECOLÓGICA (24,6%): apontam atitudes ecologicamente corretas do ponto de vista da conservação e cuidado com os recursos do ambiente natural; c) CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL (16,4%): respostas híbridas que denotam uma sensibilidade tanto para as questões ambientais quanto para as sociais; d) CONSCIÊNCIA AMBIENTAL (15%): uma sociedade sustentável é consciente da interdependência entre homem e natureza, respeitando os componentes vivos e não-vivos; e) AUTO-SUFICIÊNCIA (14%): uma sociedade sustentável é caracterizada como auto-suficiente, autônoma, capaz de produzir o que consome sem necessitar de auxílio externo.

CONCLUSÕES:
A pesquisa mostra que boa parte dos estudantes (45,3%) tem uma concepção de sustentabilidade voltada para a prática, pois eles mencionam ações para descrever o conceito e poucos (22,8%) fazem alusões ao significado da palavra. A idéia de sustentabilidade está fortemente direcionada para a relação humana com a natureza, seguida pela idéia de que ela se dará pela manutenção de uma situação ou sistema. Poucos estudantes (11,9%) parecem dispostos a esperar por um futuro sustentável. A sustentabilidade deve ser alcançada no momento presente e para as gerações atuais. Entre as características de uma sociedade sustentável, cabe destacar a importância dada ao bem-estar social como indicador de sustentabilidade. Poucos estudantes (16,4%), porém, aliam os problemas ambientais aos problemas sociais. Isso parece confirmar que, em países em desenvolvimento, as questões sociais ainda não estão bem resolvidas e necessitam atenção ao se falar em sustentabilidade. Mesmo que 14,9% levem em conta o desenvolvimento econômico e tecnológico como um caminho para a sustentabilidade, é maior o percentual que vê no consumo consciente e responsável (22,4%) um indicador de sustentabilidade. Adotar atitudes ecológicas é para um quarto dos licenciandos uma das características de uma sociedade sustentável.

Instituição de fomento: CNPq



Palavras-chave:  sustentabilidade, sociedade sustentável, licenciandos

E-mail para contato: angelahart@unb.br