60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos

REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Maria Morais1, 2
Michelha Vaz Pedrosa1, 2

1. Secretaria Estadual de Educação/MG
2. Superintendência Regional de Ensino de Carangola/MG


INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica para atender a um público caracterizado por não ter cursado os Ensinos Fundamental e Médio no período destinado a esta atividade. O docente de EJA lida com indivíduos de classes, idades e interesses diversos, o que provoca dificuldades tanto para os educadores como para os educandos no processo Ensino-Aprendizagem. Essa clientela acaba por exigir do docente uma postura diferenciada que seja capaz de analisar o seu perfil, conhecendo as suas características, habilidades e vivências, além de suas expectativas em relação à escola. Dentro deste contexto, elaborou-se um projeto voltado aos docentes da EJA pertinentes às escolas da jurisdição da SRE de Carangola, para orientá-los quanto à importância de conhecer e compreender o aluno de EJA, os conteúdos significativos a serem trabalhados para sua formação e a utilização de metodologias específicas capaz de despertar o interesse, a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do senso crítico de cada aluno dessa modalidade de ensino.

METODOLOGIA:
Com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos educativos nas turmas de EJA, este projeto foi desenvolvido com o intuito de realizar um levantamento da formação dos docentes de EJA. Este levantamento foi realizado através de questionários e visitas às escolas da jurisdição da SRE/Carangola - MG que oferecem EJA a fim de obter informações sobre o nível de conhecimento e experiência dos docentes com a EJA. Em seguida elaborou-se um cronograma apresentado aos supervisores das 15 Escolas Estaduais da jurisdição de Carangola que ministram esta modalidade de ensino (no ano de 2007), contendo temas que seriam abordados no curso. As horas foram computadas pelas listas de chamada passadas em cada dia do curso e os participantes receberam ao final do evento o certificado da carga horária cursada.

RESULTADOS:
Com base no cronograma elaborado, realizou-se quinzenalmente durante um semestre diversas palestras envolvendo questões históricas e conceituais, ministrados pelos analistas da SRE/Carangola, questões burocráticas (legislação, planejamento, avaliação), por uma inspetora da mesma instituição e o trabalho específico com as metodologias, realizado pelos próprios docentes participantes do curso. O público foi constituído pelos especialistas e docentes de EJA da regional de Carangola, totalizando 172 professores, que demonstraram-se um grande interesse pelos temas abordados na palestras, e uma enorme participação nos mini-cursos dos conteúdos curriculares, onde tornaram-se agentes, contribuindo com suas experiências, trazendo para o grupo novos recursos e didáticas a serem trabalhadas com as turmas de EJA. A freqüência dos docentes, o seu envolvimento e questionamento foi de grande importância para a conscientização de sua prática pedagógica e para o real conhecimento do significado e da importância ao estar trabalhando com essa modalidade de ensino.

CONCLUSÕES:
Através das fichas de avaliação aplicadas ao final de cada dia do curso, detectou-se um alto grau de satisfação da maioria dos participantes, principalmente quanto às metodologias utilizadas durante o curso pelos palestrantes e ao espaço destinado à troca de experiências, exposição de recursos utilizados em sala de aula, o que proporcionou um intercâmbio e uma socialização de idéias e atividades que conseqüentemente muito contribuiu para cada docente aprimorar e enriquecer sua prática pedagógica.



Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos, Docente de EJA, Metodologias

E-mail para contato: mariacarim@gmail.com