60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A PRÁTICA DOCENTE NA ATUALIDADE: DIFICULDADES E DESAFIOS

Lyvia Paola Pereira Martim1
Marcia Cristina Argenti Perez1

1. Faculdade de Ciências - Departamento de Educação -UNESP/Bauru


INTRODUÇÃO:
O presente estudo buscou discutir as atuais condições de trabalho dos docentes de escolas públicas brasileiras, tendo como referência resultados de pesquisas empíricas e revisão bibliográfica que demonstram um contexto de reestruturação do trabalho pedagógico. Parte-se da premissa de que com a reestruturação produtiva assistida de forma mais ostensiva nas duas últimas décadas, novas demandas têm sido apresentadas à educação escolar com relação aos seus objetivos, refletindo em mudanças nas formas de gestão e organização do trabalho na escola. Tais mudanças trazidas pelas reformas educacionais mais recentes têm resultado em intensificação do trabalho docente, ampliação do seu raio de ação e, conseqüentemente, em maiores desgastes e insatisfação por parte desses trabalhadores.

METODOLOGIA:
A revisão teórica privilegiou um minucioso levantamento e análise de recentes estudos nas áreas da Educação, Sociologia, Psicologia, Política educacional, direcionado por três categorias: a) história profissional na docência e b) dificuldades e desafios na prática docente.

RESULTADOS:
Dentre os principais resultados podemos destacar a proximidade de dificuldades e desafios denunciados nos estudos científicos enfrentados na atuação docente: 1) rigidez e restrição nos procedimentos e recursos didáticos; 2) dificuldade dos professores em relacionar-se conscientemente com os pressupostos ético-políticos, epistemológicos, didáticos, psicológicos, lingüísticos subjacentes a prática pedagógica; 3) insuficiência de domínio dos conteúdos escolares pelos professores; 4) dificuldades enfrentadas pelos professores no trabalho com e produção de textos; 5) dificuldades na utilização da linguagem oral enquanto expressão do conteúdo de ensino e como instrumento de melhoria de habilidades de pensamento; 6) ausência de trabalho coletivo na escola; 7) inadequação da avaliação do rendimento escolar; 8) defasagem de conteúdo e baixos níveis de aproveitamento escolar dos alunos; 9) indisciplina na sala de aula; 10) dificuldades no processo de reflexão e raciocínio dos professores para a concretização das práticas educativas.

CONCLUSÕES:
Em suma, concluímos que é importante considerar que as dificuldades e desafios na formação e atuação docente têm como limites os próprios interesses e valores que orientam os docentes e que presidem a cultura das escolas. Os dados aqui expostos indicam a gravidade da situação atual de crise e o delineamento das dificuldades e desafios na prática docente. O estudo conclui a relação de desvalorização da atuação docente e a relativização do conhecimento escolar que se articula ao desmonte da escola pública e acompanha o movimento de desvalorização das pessoas que usam a escola e fazem dela seu posto de trabalho.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação, Prática docente, Escola

E-mail para contato: lymartim@yahoo.com.br