60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 15. Sistemas Operacionais

ANALISE DE DADOS DAS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DE SISTEMAS OPERACIONAIS ACADÊMICOS E COMERCIAIS

Fabricio de Souza Farias1
Andson Marreiros Baliero1
Albert Richard Moraes Lopes1
Danielle Costa1
Rogério Diogne de Souza e Silva1
Orlando Fonseca Silva1, 2

1. Universidade Federal do Pará
2. Prof. Dr.


INTRODUÇÃO:
Este artigo visa auxiliar o estudo acadêmico das disciplinas como Sistemas operacionais, Sistema de programação concorrente e Engenharia de Software através do levantamento de dados pesquisados sobre o MINIX e sobre o Windows, os quais visam abordar a eficiência de ambos os sistemas, expandindo assim o conhecimento dos leitores sobre a importância de cada sistema operacional em determinadas atividades. O MINIX foi desenvolvido por Tanenbaum, no ano de 1987, foi escrito todo em linguagem estruturada “C”. O projeto visa fins acadêmicos de desenvolvimento de produção intelectual; O objetivo do MINIX é o de atuar no meio acadêmico de forma a auxiliar no aprendizado de matérias como sistema operacional e sistema de programação concorrente. Esse auxílio vem no sentido de demonstrar de forma prática as aplicações das teorias abordadas em classe, por ser um código aberto os alunos possuem total liberdade para fazer testes modificando o código fonte original. O Windows foi desenvolvido por Bill Gates e Paul Allen e lançado em 1985, foi escrito em mais de uma linguagem. O projeto visa fins comerciais, possui código fonte fechado é entre os sistemas operacionais particulares, um dos mais difundidos e utilizados no mundo. Através do estudo do sistema operacional MINIX e do sistema operacional Windows, foi feito uma análise dos dados coletados visando informar a relevância de cada software com o intuito de abordar as diferenças encontradas que fazem um ter melhor emprego em determinadas atividades em relação ao outro.

METODOLOGIA:
Estudos preliminares foram realizados na literatura técnica visando obter conhecimentos acerca dos assuntos: Sistemas Operacionais, Sistema de programação concorrente e Engenharia de software, onde foram pesquisados tópicos como modelagem, aspectos relativos à implementação do software e atividade concorrente dos sistemas. O estudo iniciou-se baseado nos princípios da evolução do MINIX e do Windows, que são fundamentais para o entendimento da natureza que rege a construção de softwares; e caminhou até a previsão de perspectivas para o futuro da tecnologia. Houve um estudo para implementamos a instalação de diversos programas em ambos para observar a receptividade de softwares. Neste estudo foi analisado as características comportamentais dos softwares em relação a gerência de memória. Onde foram aplicados testes via instalação de softwares para a verificação da utilização da memória pelos sistemas operacionais, com o intuito de assim perceber as limitações dos sistemas de acordo com os programas.

RESULTADOS:
O estudo foi iniciado a partir da necessidade de divulgação do Minix e de um levantamento e análise dos dados, visando mostrar a importância e as aplicações do sistema operacional. O MINIX não necessita de muitos recursos de hardware; não foi feito pensando no usuário comum; possui código aberto; é um software gratuito; possui fins acadêmicos, como ferramenta para o aprendizado da construção de sistemas operacionais; ainda está na sua terceira versão; por ser gratuito e menos popular é menos atingido por vírus e programas afins; não implementa memória virtual, o sistema pode ficar instável em caso de má utilização e modificações de seus recursos (modificação no código fonte); possui multiprogramação; é um sistema operacional realista (não é um simulador). Enquanto que o Windows necessita de muitos recursos de hardware; foi projetado pensando no usuário comum; não possui código aberto; é um softwares pago; possui fins comerciais, como ferramenta para armazenamento de dados de empresas, diversão através de jogos,entre outras atividades; já ultrapassou a marca de quinze versões; por ser um sistema de código fechado e por ser particular(Fonte:guia do hardware) é o mais atingido pelos programadores que invadem com programas-espiões; implementa memória virtual; o sistema não possibilita a modificação do código fonte, evitando possíveis instabilidades; possui multiprogramação; é um sistema operacional realista (não é um simulador).

CONCLUSÕES:
Com o estudo observou-se que embora a versão do MINIX ainda possua fins didáticos a nova versão foi reescrita com a perspectiva de ser mais difundida no mundo(popularizar mais o Minix), principalmente para ser aplicada em sistemas embutidos e/ou computadores com capacidade bastante limitada; devido a sua pequena exigência de hardware percebeu-se que o sistema não dá suporte a utilização de maquinas virtuais. Com modificações a ultima versão é mais confiável que as primeiras versões e seu kernel possui menos de quatro mil linhas de código, podendo assim ainda ser considerado como um sistema pequeno e com os mesmos intuitos iniciais de ser educacional e gratuito. Enquanto o Windows, possui um sistema de código fechado, está entre os mais difundidos de sua categoria, para se manter em condições para competir no mercado, observou-se que ele está caminhando a patamares de grande exigência de hardware (como memória), o qual utiliza em MBytes para iniciar o sistema operacional; Tais exigências ocorrem devido a evolução da programação de ambientes gráficos e do surgimento de novas tecnologias como a máquina virtual; alem de tudo ele continua mantendo sua linha de software particular.

Instituição de fomento: Universidade Federal do Pará

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Sistema Operacional, Análise de Dados, Eficiência de Sistemas

E-mail para contato: fabriciosouzafarias@gmail.com