60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM DESAFIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAPÁ.

Romualdo Tavares de Oliveira1
Isabel Cristina dos Santos Oliveira2

1. Coordenador Pedagógico do Colégio Amapaense/ SEED - AP.
2. Graduanda do Curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP.


INTRODUÇÃO:
Vivemos em uma época de mudanças profundas no processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas. No entanto, vários estudiosos têm apontado a importância que o livro didático continua tendo, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio das escolas (FREITAG, MOTTA &COSTA, 1989; GÉRARD & ROEGIERS, 1998; OLIVEIRA & SOUZA, 2000). Embora, o livro didático ainda seja um elemento que, historicamente, sempre esteve (e está) presente nas salas de aulas de nossas escolas, ainda muitos educadores do país têm apresentado uma grande dificuldade no momento da escolha desse material didático, que muitas vezes é o único recurso disponível nas unidades públicas de ensino do país. Estudar o processo de escolha do livro didático de Química é extremamente importante, visto o montante de verba federal empregada na aquisição dos volumes escolhidos pelos professores. Por outro lado, livros com problemas conceituais e distorções sociais podem trazer sérios problemas para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes das escolas brasileiras. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o processo de escolha dos livros didáticos de Química nas escolas públicas de ensino médio do Estado do Amapá localizadas na cidade de Macapá.

METODOLOGIA:
Este estudo envolveu, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica para compreender as diretrizes e as proposições que envolvem o processo de escolha do livro didático. Esta revisão foi feita mediante uma leitura sistemática, com fichamentos de cada obra, de modo a ressaltar os pontos pertinentes abordados pelos autores. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bibliotecas das universidades e faculdades de Macapá. A pesquisa de campo foi realizada em 10 escolas do ensino médio na cidade de Macapá no final do segundo semestre letivo de 2007. Para a seleção dessas unidades de ensino, foi realizado um sorteio aleatório entre as 31 escolas estaduais, na cidade de Macapá, que ofertam o ensino médio. Participaram da pesquisa 02 professores da disciplina de Química de cada uma dessas escolas, onde foi aplicado um questionário fechado com cada um dos participantes. As questões do instrumento foram tabuladas, numa abordagem quantitativa e, em seguida, analisadas por categoria.

RESULTADOS:
Os resultados revelaram que 75% dos professores entrevistados conheciam o Programa Nacional do Livro Didático, enquanto 25% declararam que não conheciam. Em relação ao Guia Nacional do Livro Didático, 40% afirmaram que conheciam o Guia e 60% revelaram que o desconheciam. Quando perguntados sobre os critérios que nortearam a escolha do livro didático de Química, 45% dos professores afirmaram que foi a linguagem clara e precisa do livro, 25% apontaram o tratamento didático dado aos conteúdos dos livros, 15% indicaram que foi à disposição dos conteúdos, 12,5% declararam que o critério foi o respeito à realidade dos alunos da escola e 2,5% disseram que foram outros motivos que nortearam a escolha do livro didático de Química na escola.

CONCLUSÕES:
Diante dos resultados do presente estudo, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver políticas efetivas de formação continuada de professores das escolas públicas do ensino médio do estado do Amapá na escolha do livro didático de Química. Também, faz-se necessário que as instituições de ensino superior no Estado possam repensar o processo de escolha do livro didático nas suas propostas curriculares para os cursos de Licenciatura Plena em Química, dando ao processo de escolha do livro didático uma maior importância na formação dos futuros profissionais da docência, que atuarão nas salas de aulas das escolas públicas do ensino médio.

Instituição de fomento: Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá - SINSEPEAP.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Livro didático, PNLEM, livro didático de Química.

E-mail para contato: romualdot2000@yahoo.com.br