60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante

PROJETO ESCOLA DE FÁBRICA EM RECIFE: UMA EXPERIÊNCIA EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Dulcinéa Urubani Ramos Alexandre1

1. Prefeitura da Cidade do Recife


INTRODUÇÃO:
Tendo como princípios o enfrentamento das desigualdades sociais, o desenvolvimento sócio-econômico e a vinculação à educação básica, a sociedade recifense tem dado passos importantes no sentido de ofertar uma educação profissional de qualidade, a fim de contribuir para o processo de implementação na formação para o mundo do trabalho. O Projeto Escola de Fábrica em Recife, proposta pedagógica construída nos termos definidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, oportunizou a 60 estudantes da Rede Municipal de Ensino, cursos de qualificação profissional nas áreas de: alimentação, operador de transportes e operador de microcomputador, objetivando a formação do cidadão, respeitando os critérios de educação e cultura, promoção da elevação da escolaridade, bem como a garantia de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para geração de renda.

METODOLOGIA:
O projeto iniciou com a seleção dos 60 estudantes, que passaram por um processo de inscrição e matrícula pautados nos critérios do MEC. Os estudantes foram selecionados de Escolas Municipais com idades entre 16 e 24 anos, freqüentando as séries do 3º e 4º ciclos e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram convidadas Empresas para serem parceiras no projeto as quais ofereceram salas de aulas estruturadas, lanche, fardamento e professores para o ensino técnico e prático e a Gerência de Educação Profissionalizante do Recife se encarregou da parte pedagógica, a seleção dos professores para o ensino básico, a coordenação do projeto, o acompanhamento dos egressos e junto com os professores construiu o planejamento e todos os instrumentos didáticos. Durante 6 meses os estudantes construíram conhecimentos teóricos e práticos contidos no planejamento dos cursos.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos confirmaram as expectativas iniciais do projeto, a partir do contexto apresentado com uma política de educação que tem na qualificação profissional mais a elevação da escolaridade seu princípio educativo. Foram construídos instrumentos de verificação de aprendizagem que comparados à diagnose inicial mostraram o avanço dos estudantes na leitura e na escrita, assim como, o parecer dos professores sobre a vivência prática confirmando o avanço também nas aulas práticas a partir das competências específicas desenvolvidas, além disso, a postura profissional foi contemplada no comportamento atitudinal. O que possibilitou o encaminhamento de um percentual dos estudantes para o mercado de trabalho e o acompanhamento dos egressos durante um período de dois anos.

CONCLUSÕES:
As políticas educacionais devem estar em sintonia com as mudanças sociais. Com os desafios de inclusão e com as novas formas de reestruturação produtiva a qual pede um contínuo reordenamento das ocupações no mundo do trabalho. Trata-se de um processo de construção de saberes que orientam o encaminhamento de jovens oriundos das camadas sociais carentes ao mundo do trabalho, promovendo a formação do cidadão crítico e participativo, possibilitando a estes estudantes acesso a saberes que vão além da mera instrução para o exercício de uma atividade de geração de renda. É na realidade a ampliação dos espaços de reflexão crítica sobre as relações entre qualificação profissional, mundo do trabalho e cidadania.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Projeto, Qualificação, Escolaridade

E-mail para contato: dulciramos@bol.com.br