60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

O POTENCIAL DA EDUCAÇÃO TUTORIAL

Alyne Leite Gomes Nogueira1
Maisa Carolina de Castro Lima1
Letícia Cunha Franco1
Camila de Sá Nunes1
Diego Bueno Guimarães1
Maria Alves Barbosa2

1. Universidade Federal de Goiás
2. Profª Drª Faculdade de Enfermagem/UFG - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Os Programas de tutoria em instituições universitárias objetivam contribuir com a formação integral do indivíduo, oportunizar a troca de experiência e instrumentalizar o aluno para o domínio de conhecimento, de habilidades e a tomada de atitudes relacionadas aos conteúdos e experiências de aprendizagem vivenciados durante a graduação. Na educação tutorial há um professor tutor, que atua como facilitador do aprendizado. A educação tutorial foi implantada na Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do Programa de Educação Tutorial (PET). O PET tem como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e promove a interação efetiva entre alunos (graduação e pós – graduação), docentes, funcionários e comunidade externa. O PET de Enfermagem da UFG (PET/ENF/UFG), desenvolve diversas atividades, que se dirigem à acadêmicos e à comunidade em geral. O tema é relevante devido à escassez de pesquisas sobre o ensino tutorial, e o interesse dos bolsistas do PET/ENF/UFG em aprofundar o conhecimento sobre a temática e em descrever as atividades que são desenvolvidas pelo grupo. Este trabalho como objetivos: analisar o potencial da Educação Tutorial no ensino de Graduação e analisar a importância da Educação Tutorial para a formação do acadêmico.

METODOLOGIA:
Estudo do tipo descritivo, documental que segundo Teixeira (2002), visa descrever as características conhecidas ou componentes do fato, fenômeno ou representação e os dados são construídos com base em informações, documentos do presente que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação. O estudo foi desenvolvido no Programa de Educação Tutorial, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Os dados foram coletados em livros de atas, registros e relatórios anuais do grupo referente ao período de 2004 a 2007. O material analisado pertence aos arquivos do próprio grupo.

RESULTADOS:
Os Programas Tutoriais direcionam os alunos, melhoram o desempenho acadêmico, e possibilita a formação crítica por meio da mobilização de capacidades adormecidas, incentivando o engajamento em projetos de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de ensino do PET/ENF/UFG consistem na promoção e participação de eventos científicos e visam o aprendizado mútuo. As pesquisas realizadas pelos petianos possuem interface com a teoria, a educação e a prática. As atividades de ensino e extensão fornecem subsídios para a realização de pesquisas, a partir de um tema central, orientadas pela tutora. Desenvolve-se ainda estudos afim de divulgar o Programa, bem como suas ações. Na extensão os bolsistas atuam como organizadores, monitores e ouvintes de atividades variadas, além de promoverem educação em saúde, e visitas técnicas. Todas as atividades promovidas pelo PET/ENF/UFG são avaliadas, o que fornece subsídios para o aprimoramento do planejamento e das ações subseqüentes. O PET prepara o aluno para uma experiência e conhecimento que ultrapasse a graduação, além de proporcionar competências interpessoais e coletivas, o que resulta em uma formação de excelência e conseqüentemente um diferencial para atender às exigência do mercado de trabalho.

CONCLUSÕES:
O ensino tutorial promove a formação de profissionais inovadores, capacitados e agentes de melhoria social. Esse ensino, inserido na UFG por meio dos grupos PET apóia os acadêmicos no desenvolvimento de atividades extracurriculares; de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso; a atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores de conhecimentos e experiências; o desenvolvimento de ações coletivas e da capacidade de trabalho em grupo; e a fixação de valores de cidadania e consciência social. Assim, o PET forma o aluno de maneira holística, para que seja um profissional capacitado e não apenas um executor de técnicas. As atividades executadas pelo PET/ENF/UFG são diversificadas e englobam ensino, pesquisa e extensão em diferentes contextos e modalidades da área da saúde, e são importantes instrumentos no desenvolvimento de saberes científicos, pessoais e de relacionamento entre os componentes do grupo. Dessa maneira, considera-se que a educação tutorial, desenvolvida no PET/ENF/UFG forma indivíduos com potencial para utilizar conhecimentos adquiridos e compartilhados, pensar e agir para a transformação da realidade que os cerca.



Palavras-chave:  educação tutorial, enfermagem, tutoria

E-mail para contato: alynenogueira@hotmail.com