60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

O TABAGISMO PASSIVO NA COMUNIDADE

MARLIZE KOTZ1
OLGA MARIA PANHOCA DA SILVA1
MIRIAM FRANCIANE SCHIMANOSKI BRIKASLKI1

1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM


INTRODUÇÃO:
Estudos apontam que o tabagismo passivo é um dos maiores causadores de morte evitável no mundo. Além disso, destaca-se que as substâncias nocivas contidas no cigarro são potencialmente mais prejudiciais no fumante passivo em comparação com o fumante ativo. A poluição tabagística ambiental (PTA) exala dois componentes prejudiciais às pessoas que inalam a fumaça: a fumaça exalada pelo fumante (corrente primária) e a fumaça que sai da ponta do cigarro (corrente secundária). Os efeitos da inalação da fumaça do cigarro são responsáveis por irritações, problemas respiratórios, alérgicos e cardíacos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é identificar o tabagismo passivo na população do município de Palmitos.

METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa observacional nos estabelecimentos comerciais do município de Palmitos, oeste do estado de Santa Catarina. A população do município de Palmitos é de 16.061 habitantes em 2007 de acordo com o IBGE. Foram observados os estabelecimentos localizados no centro da cidade de Palmitos. A observação envolveu os estabelecimentos comerciais do município de Palmitos, sendo que foram observados se havia placas proibindo o consumo de cigarro nos ambientes, pessoas fumando, produtos e propagandas expostos aos clientes em local bem visível e crianças próximas de pessoas que estavam fumando. A observação foi realizada a partir de caminhadas pelas ruas da cidade sendo que os estabelecimentos foram observados da calçada. Para definir as pessoas quanto à idade, foram utilizadas as características relativas à aparência. Para jovens foram consideradas as pessoas que aparentavam de 15 a 25 anos, meia idade as pessoas que aparentavam de 25 a 50 anos e idosas as pessoas com pele envelhecida e cabelos grisalhos e aparentando idade superior a 50 anos.

RESULTADOS:
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) existem aproximadamente 90 estabelecimentos comerciais no município de Palmitos, destes 45 foram observados, sendo: 11 mercados, 4 postos de combustíveis, 6 bares, 4 lanchonetes, 2 restaurantes, 2 padarias e 16 lojas de roupas. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos estabelecimentos não possui placas proibindo o consumo de cigarros. Em alguns estabelecimentos existem propagandas de cigarros assim como o produto expostos aos clientes em local visível da calçada pública. Constataram-se pessoas fumando em locais proibidos e em ambientes fechados e presença de crianças em ambientes fechados com pessoas fumando. O fumo passivo pode ser encarado como um problema de saúde pública, visto que as pessoas estão freqüentemente expostas a fumaça do cigarro em vários ambientes e não existem cuidados para evitar que a fumaça atinja outras pessoas.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que neste município, o tabagismo passivo é uma prática comum e tem relação com a literatura sobre o assunto, visto que existem pessoas não fumantes que inalam a fumaça do cigarro dos fumantes, essa prática inclui inclusive crianças.



Palavras-chave:  Tabagismo, Poluição por fumaça de tabaco, Educação em saúde

E-mail para contato: miriam.sc@gmail.com