60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

AS (IN)CERTEZAS DA APROPRIAÇÃO E INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL- TIME

João Vilhete Viegas d'Abreu1
Maria de Fátima Garcia1
Vera Regina Toledo Camargo2
Maria Cecília Martins1
Odair Marques da Silva3
Juliana Nogueira Chaves3

1. Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP
2. Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor ) NUDECRI-UNICAMP
3. Prefeitura Municipal de Hortolândia – SP


INTRODUÇÃO:
Promover a formação-na-ação de alunos e professores para o uso das “Tecnologias e Mídias Interativas na Escola”, é o objetivo do Projeto TIME. A partir do uso do computador e outras diferentes tecnologias de informação, o projeto busca produzir no currículo conhecimentos acerca das realidades escolar e local, tendo as mídias como ferramentas que visibilizem o produto e o processo dessa construção curricular. Nascido da confluência da pesquisa acadêmica com a vivência do cotidiano escolar dos profissionais da escola pública este projeto está sendo desenvolvido desde agosto de 2007 em duas escolas públicas no Município de Hortolândia, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, em colaboração com o (Labjor) NUDECRI/UNICAMP. Originado de interação profícua e produtiva entre o NIED e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Hortolândia, na certeza da contribuição da Universidade com o ensino público, entretanto, a realidade (pedagógica, política e social) quer seja da SME ou das próprias escolas apresenta incertezas advindas das ações práticas no uso das TIC’s. Das incertezas, fruto da desconstrução das certezas iniciais e, depois, das alternativas encontradas pela equipe na reorganização dos ambientes, constitui-se a relevância do projeto, enquanto pesquisa, de como resolver situações inesperadas na educação.

METODOLOGIA:
No contexto do projeto TIME, foram instaladas em cada uma das escolas uma sala multimídia com 18 computadores com Webcam e acesso à internet, 1 TV LCD de 32 polegadas, 2 máquinas fotográficas e 2 lap tops. No que se refere à metodologia, partimos da concepção de “formação do professor-pesquisador, que por sua vez, atuará na formação de atitudes de pesquisa nos alunos”. Cada professora participante desenvolve o seu projeto individual de pesquisa com base no currículo trabalhado com os alunos, que, direta ou indiretamente, atrela-se ao eixo temático definido pela SME nas aulas regulares no período da manhã, ficando o outro período reservado para atividades de estudo e formação das professoras sob a orientação dos formadores-pesquisadores da Unicamp, e auxiliados por bolsistas. Essa metodologia teve que ser ligeiramente alterada em virtude das incertezas que foram se apresentando no desenvolvimento do projeto. Apesar das novas configurações feitas, os encontros semanais professoras/pesquisadores foram mantidos visando o aprofundamento teórico (teorias do conhecimento) e técnico relativo à educomunicação (fotografia, movie maker, rádio web, produção digital de HQ, dentre outros), necessários para o desenvolvimento dos projetos individuais das professoras e destas com alunos no currículo-cotidiano da escola.

RESULTADOS:
Diversas situações não diretamente inerentes ao processo de concepção do projeto mas que dele fazem parte para alcance de resultados satisfatórios constituem as certezas e incertezas deste. No envio do projeto a FAPESP contávamos com um certo número de professoras, na aprovação do projeto este número havia se reduzido em função da demora entre a submissão e a aprovação. Para algumas professoras do projeto, o processo de atribuição de aulas, em 2008, significou troca de escola, saída da escola onde o projeto está implantado para trabalhar em outra escola. Isso implicou em negociações para que estas pudessem continuar atuando no projeto. A concepção inicial da proposta previa utilização da sala multimídia para desenvolver projetos usando a rede internet e os recursos, que esta oferece. Entretanto, o controle de acesso a internet mantido pela SME tem limitado esse processo. Isso tem implicado em negociações junto a SME para liberação de sites em função das necessidades das atividades. A dinâmica de desenvolvimento do projeto nas duas escolas tem demandado uma constante flexibilização e adequação das propostas originarias, porém, os resultados obtidos até então, num projeto que atinge diretamente, 07 professoras e 280 e, indiretamente, cerca de 33 professoras e 1300 alunos demonstram o sucesso do mesmo.

CONCLUSÕES:
Dois aspectos, considerados relevantes, do projeto devem ser mencionados, o fato de que nas duas escolas vem acontecendo adesão de mais professoras e também de que algumas atividades desenvolvidas pelos alunos no projeto estão estimulando os pais a se aproximarem mais da escola em função do fascínio e deslumbre que o uso de mídias, pelos seus filhos, tem causado. Estes aspectos são condizentes com alguns dos propósitos almejados pelo TIME, no que diz respeito ao envolvimento da escola como um todo e também no envolvimento da comunidade no entorno dela. O projeto teve início em agosto de 2007 e o seu término será em setembro de 2009, portanto, contando atualmente com 07 meses de existência. Ao final do projeto pretendemos apresentar a produção dos conhecimentos desenvolvidos pelos alunos, pelos professores das escolas municipais e pela coordenação do projeto e, obter produtos que possam servir como acervo cultural das escolas e da comunidade; pequenos documentários em CD, DVD, livros, eletrônicos ou não abrangendo temáticas pesquisadas. O projeto tem se constituído em um excelente ambiente de aprendizado e troca de importantes experiências entre pesquisadores da universidade, estagiários, professoras e a alunos de ensino fundamental e gestores de políticas públicas.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo – FAPESP



Palavras-chave:  Educação, Tecnologias, Mídias Interativas

E-mail para contato: jvilhete@unicamp.br