60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação

A LEITURA DA CIDADE NO RITIMO DO FREVO EM FOTO-QUADRINHOS

Maria do Rozario Gomes da Mota silva1

1. Secretaria de Educação e Desporto de Olinda


INTRODUÇÃO:
Em virtude do centenário do FREVO pernambucano em 2007 e tendo como propósito central, fazer da leitura, da produção textual e do exercício da criação, práticas constantes no cotidiano da escola e da vida dos estudantes, a Secretaria de Educação e Desporto de Olinda definiu como tema do ano letivo da rede municipal de ensino: “A Leitura da Cidade no Ritmo do Frevo”. Assim, todas as escolas se mobilizaram durante todo o ano de 2007, no sentido de fazer da leitura um instrumento para ampliar o acesso ao universo de informação e conhecimento para a aprendizagem. Em Outubro, a Diretoria de Ensino promoveu um evento na Biblioteca Pública Municipal, para socializar as produções das escolas e oferecer atividades de leitura e produção textual, utilizando variados recursos, meios e linguagens. Nesta ocasião, organizamos uma oficina de foto-historinha, utilizando o HagáQuê, que é um programa para edição de historinhas em quadrinhos, com fundamentos pedagógicos, que facilita o processo de criação. Deve ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita. Os estudantes produziram foto-historinhas, a partir de um banco de imagens e dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas no decorrer do ano letivo.

METODOLOGIA:
O início da oficina foi destinado à apresentação do software HQ. Os estudantes (dois por computador) exploraram os principais recursos do programa: o banco de imagens com os diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos como: cenários, personagens e balões, além de vários recursos de edição destas figuras. Utilizaram também o som, que é um recurso extra, oferecido para enriquecer a HQ criada no computador. Em seguida trabalhamos o que é uma historinha em quadrinho e quais os seus elementos constitutivos. Discutimos o tema do ano letivo e algumas informações histórico-culturais da cidade de Olinda. Iniciamos assim, o processo de criação das foto-historinhas, utilizando-se os recursos explorados no HQ, as imagens de frevo e da cidade, os conteúdos curriculares sobre a história da cidade, trabalhados em sala de aula. Por último cada dupla imprimiu sua historinha e apresentou para o restante da turma e em seguida aos visitantes do evento.

RESULTADOS:
Com esta experiência os alunos puderam conhecer melhor alguns aspectos artísticos, históricos, econômicos e sociais da cidade de Olinda. Experimentaram a produção textual do gênero foto-historinha no computador, exercitaram a leitura e a criação de texto a partir de elementos verbais e não-verbais.

CONCLUSÕES:
A oficina conseguiu atingir seus objetivos e favoreceu o desenvolvimento da autonomia e o gosto pela leitura. Instigou no aprendiz leitor, o ser inteligente, sensível e criativo, garantindo a informação e a construção do conhecimento. Foi impressionante o espírito de cooperação e solidariedade entre os participantes da oficina. Com esta experiência os alunos, puderam conhecer melhor sua cidade, no que se refere aos aspectos artísticos, históricos, econômicos e sociais. Puderam também, através do computador e de forma criativa, contar um pouco sobre a beleza e a história da cidade, através da criação de uma foto-historinha

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  LEITURA, INFORMÁTICA, EXPRESSÃO

E-mail para contato: rozariogms@yahoo.com.br