60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem

SIGNIFICADOS DE ACUPUNTURA EM PACIENTES COM DOR ATENDIDOS NO HOSPITAL DE MEDICINA ALTERNATIVA

Raphaela Maioni Xavier1
Karina Machado Siqueira2
Marcus Antônio de Souza3
Patrícia Pereira de Vasconcelos4
Janaína Valadares Guimarães5
Ana Karina Marques Salge6

1. Universidade Federal de Goiás
2. Profª. Ms. Faculdade de Enfermagem - UFG
3. Universidade Federal de Goiás
4. Universidade Federal de Goiás
5. Profª. Drª. - Faculdade de Enfermagem - UFG
6. Profª. Drª. - Faculdade de Enfermagem - UFG - Orientador


INTRODUÇÃO:
Dentre as diversas modalidades terapêuticas que proporcionam um equilíbrio e bem-estar ao ser humano, destacamos algumas práticas integrativas que são fundamentadas em teorias holísticas. Entre elas, destaca-se a acupuntura, que é uma prática de cuidado que visa à totalidade do sujeito, preocupando-se com as diferenças individuais de cada paciente e evidencia o enfoque global. Vários estudos evidenciam que a acupuntura alivia a dor aguda ou crônica e que a repetição do procedimento resulta em elevação do índice de resultados satisfatórios porque possui efeito prolongado. Os objetivos do trabalho são: qual seria o significado da acupuntura para esses pacientes? Qual o entendimento sobre a técnica utilizada, bem como os benefícios para as queixas álgicas? Quais as orientações fornecidas pelos profissionais a respeito do procedimento realizado? Acreditamos que a reflexão e estudo em torno dos diferentes significados da acupuntura em pacientes com dor, seja fundamental para o aprimoramento dos profissionais da área da saúde. A dor produz uma dramática mudança no estilo de vida, e a acupuntura fornece uma visão abrangente, independente do local da queixa principal e a redução da intensidade da dor ou seu alívio permitem a melhoria drástica da qualidade de vida.

METODOLOGIA:
Pesquisa descritiva, e exploratória que, procura descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade. A abordagem foi qualitativa onde o pesquisador participou, compreendeu e interpretou os eventos sociais, considerando o sujeito de estudo, pertencente a um determinado grupo ou classe social com suas crenças, valores e significados. Os sujeitos possuem algum tipo de dor e estão em tratamento com acupuntura no Hospital de Medicina Alternativa. Estes sujeitos têm capacidade de auto-avaliação de verbalização e concordaram em participar do estudo. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, através de entrevistas utilizando um formulário contendo questões semi-estruturadas. Análise dos dados foi realizada nos moldes da análise de conteúdo-modalidade temática. O projeto foi submetido à apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa Médica Humana e Animal do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Além disso, para cada sujeito participante da pesquisa foi realizada a leitura e explicação detalhada dos objetivos do estudo e sua concordância em participar, foi mediante assinatura do “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido”.

RESULTADOS:
De natureza descritivo-analítica, com abordagem qualitativa, desenvolvido no ambulatório de um hospital especializado em terapias alternativas. A amostra constituiu-se de 15 usuários que faziam uso da técnica de acupuntura para o tratamento de dor. A coleta de dados foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2008, por meio de entrevista gravada, norteada por um roteiro semi-estruturado, constando de questões referentes ao significado da acupuntura para pacientes com dor, percepções do usuário quanto às vantagens e desvantagens da acupuntura e sua influência na qualidade de vida. Os dados obtidos foram analisados segundo a convergência de termos mais incidentes nos discursos e permitiram a identificação dos temas e o estabelecimento de algumas categorias. A maioria dos usuários participantes do estudo refere que houve uma explicação anterior ao início do tratamento sobre a forma com que a técnica de acupuntura é realizada. Muitos relatam que receberam essas informações durante a primeira consulta e que o profissional esclareceu todas as dúvidas perguntadas. É possível perceber, que a orientação sobre o tratamento oferecido na instituição selecionada para o estudo responde às expectativas da clientela e atende às necessidades vivenciadas além do contexto biológico.

CONCLUSÕES:
Podemos concluir que os dados coletados permitiram a identificação dos temas e o estabelecimento de algumas categorias que evidenciam o significado da acupuntura para os pacientes com dor: Orientação profissional sobre a técnica de acupuntura; Acupuntura e Qualidade de Vida; Vantagens e Desvantagens da Acupuntura. E que é possível perceber, junto aos sujeitos, que a orientação sobre o tratamento oferecido na instituição selecionada para o estudo responde às expectativas da clientela e atende às necessidades vivenciadas além do contexto biológico. Essa forma de orientação vai de encontro com a preocupação do cuidar, resgata os preceitos de que o verdadeiro cuidado humano necessita ser entedido e respeitado pelos profissionais de saúde. Precisa deixar de ser tão técnico e reducionista e tornar-se mais relacional, afetivo, empático e mais centrado nas relações humanas e no ser cuidado.

Instituição de fomento: CNPQ

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Acupuntura, Dor, Qualidade de vida

E-mail para contato: raphinha_x@hotmail.com