60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia

PADRÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM GESTANTES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB.

Maurilândia Mariz Reinaldo Gomes1
Maria Aparecida Alves Cardoso1
Danielle Franklin de Carvalho1
Fernanda Dayenne Alves Furtado da Costa1
Jousilene de Sales Tavares1
Adriana Suely de Oliveira Melo1

1. Prof. Dra. Maria Aparecida A. Cardoso-Departamento de Farmácia-UEPB-Orientadora


INTRODUÇÃO:
A atividade física durante a gestação vem sendo bastante discutida, principalmente devido aos seus efeitos benéficos para o binômio mãe-feto, porém trabalhos abordando o padrão de atividade física neste período ainda são escassos. Deste modo, esta pesquisa teve como propósito estudar o padrão de atividade física em gestantes atendidas em Unidades Básicas do Programa de Saúde da Família (PSF) do município de Campina Grande/PB.

METODOLOGIA:
Foi acompanhada uma coorte observacional (n=115) de gestantes durante os anos de 2005 e 2006. As gestantes foram acompanhadas a cada quatro semanas para aferição das condições clínicas, sócio-econômicas e obstétricas, incluindo questionário específico sobre atividade física aplicado na 16ª. 24ª. e 32ª. semanas de gestação. As gestantes foram classificadas de acordo com o padrão de atividade física em sedentárias, praticantes de atividades física leve, moderada e vigorosa, a partir do somatório do equivalente metabólico (METs). Num segundo passo as atividades cotidianas foram divididas em quatro grupos: atividades lazer, laboral, doméstica e caminhada. Os dados foram analisados no programa Epi Info 3.4.1.

RESULTADOS:
A coorte estudada caracterizou-se por baixo poder aquisitivo, baixa escolaridade e baixo percentual de mulheres economicamente ativas, as gestantes diminuíram a atividade física com o evoluir da gravidez, com 100% das gestantes alcançando o padrão sedentário no terceiro trimestre. Em relação aos grupos de atividades observamos um predomínio de atividades domésticas, seguidas pelas atividades de lazer.

CONCLUSÕES:
As gestantes reduziram o padrão de atividade física com a evolução da gestação e em nenhum semestre gestacional elas atingiram o padrão de atividade física moderado.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq



Palavras-chave:  Atividade Motora, Gestação, MET

E-mail para contato: mauri.farmacia@yahoo.com