60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE FLUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

Rebecca Borges e Silva1
Ivna Ribeiro Salmito Melo1
Gervina Brady Moreira Holanda1
Raquel Crosara Maia Leite3
Ana Lúcia Ponte Freitas4

1. Departamento de Biologia / UFC
3. Prof.ª Dr.ª / Departamento de Biologia/ UFC/ Co-orientadora
4. Profª. Drª. / Departamento de Bioquímica/ UFC/ Orientadora


INTRODUÇÃO:
O Programa de Educação Tutorial da Biologia realiza, na Universidade Federal do Ceará, o Curso de Férias “A Lógica Molecular da Vida” para professores e alunos da rede pública de ensino do Estado. Esse curso tem por finalidade a construção do conhecimento biológico a partir do método intuitivo, no qual os participantes são induzidos a responderem a seus questionamentos a partir de informações que já possuíam antes do início do curso. Para se avaliarem os conhecimentos prévios dos professores e alunos, inclui-se na metodologia do curso a aplicação de questionários acerca dos assuntos a serem abordados durante as atividades. Segundo Echeburúa (1997 apud Fonai 2007), questionários apresentam muitas vantagens como instrumentos de avaliação: requerem pouco tempo de aplicação, exploram áreas diversas da interação social e permitem, quando repetidamente aplicados, avaliar a evolução dos padrões de comportamento. O presente trabalho teve como objetivo analisar os esquemas representativos apresentados por alunos participantes do II Curso de Férias acerca do assunto “fluxo de energia no ecossistema”. Trata-se de uma análise bastante relevante no sentido de que pode apontar falhas e soluções para o ensino de Ecologia no Nível Médio.

METODOLOGIA:
Em janeiro de 2008 foi realizado o II Curso de Férias, do qual participaram trinta alunos, com idades entre 15 e 21 anos, cursando séries do Ensino Médio de seis escolas convidadas. Como atividade inicial do primeiro dia de curso, 25 dos alunos participantes foram solicitados a responder dez questões apresentadas sob a forma de um questionário que envolvia assuntos relacionados ao tema “A Lógica Molecular da Vida”, como ácidos nucléicos e células-tronco. O referido questionário continha, também, uma questão de Ecologia acerca do fluxo de energia no ecossistema, que apresentava o seguinte enunciado “Como você representaria o fluxo de energia em um ecossistema? (Faça a representação através de um esquema ou de um desenho)”. Para tanto, os alunos disponibilizavam de um quadro, na folha de papel, com as seguintes dimensões: 5cm de altura e 15,5cm de largura, logo abaixo do enunciado da questão. Esse questionamento foi escolhido para avaliação pelo fato de a Ecologia estar sendo bastante discutida atualmente, especialmente pelos meios de comunicação, e, apesar disso, pouco se conhecer sobre as concepções de alunos do Ensino Médio nessa área.

RESULTADOS:
Verificou-se que oito dos 25 alunos, ou seja, 32% deles, não responderam à questão proposta, o que pode ser devido à falta de conhecimentos destes acerca do assunto abordado, ao desinteresse em responder a essa questão sobre o fluxo de energia ou, simplesmente, por não a terem compreendido. Outros oito alunos (32%) destacaram o sol e sua energia como elementos principais da situação esquematizada, que variou desde a representação de um provável ecossistema típico até o ciclo da água na natureza, incluindo a apresentação de um esquema em forma de somatório (“luz solar + nutrientes + ser vivo”). Um aluno apenas (4%) relacionou o fluxo de energia a chuva, adubo e crescimento das plantas. Apenas três dos alunos (12%) esquematizaram a típica pirâmide alimentar geralmente trabalhada em sala de aula, destacando produtores, as ordens de consumidores (primária, secundária, etc.) e os decompositores (estes últimos representados em apenas duas repostas). As cinco respostas restantes (20%) consistiram de representações inusitadas daquilo que seria o fluxo de energia no ecossistema. Entre elas, uma resposta que consistia da seqüência “meio ambiente → plantas ou seres vivos → fotossíntese”.

CONCLUSÕES:
Os dados analisados indicam a existência de dificuldade, por parte dos alunos, na compreensão plena do assunto “fluxo de energia no ecossistema”, o que tem origem, provavelmente, em falhas no ensino de certos temas da Biologia, especialmente da Ecologia, que é tratada nesse trabalho. Por conta dessa deficiência, faz-se necessária uma reestruturação da abordagem de conhecimentos nesse ramo específico das Ciências Biológicas, fazendo com que conceitos essenciais nessa área sejam consistentemente assimilados pelos alunos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Instituição de fomento: Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).



Palavras-chave:  conhecimento prévio, ecologia, fluxo de energia

E-mail para contato: rebecca_borges@hotmaill.com