60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS DE ALGUNS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO: “TAFA” (TERRA, AR, FOGO E ÁGUA) - ELEMENTOS DA NATUREZA POR UMA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, SOBRE A COLETA SELETIVA.

Ana Carolina S. Brito1
Renileide Ferreira Lima2
Vivian Almeida Assunção1
Thabata L. B. de Mello Borine1
Katiuska Tereza A. Salgado1
Tábata Cendy R. Brás1

1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
2. Universidade Católica Dom Bosco


INTRODUÇÃO:
De todo o lixo gerado no país, 75% tem como destino os despejos a céu aberto. A Educação Ambiental, nesse sentido, volta-se para a cidadania e possibilita a ação política para amenizar o problema em questão e busca promover a coletividade, que é indispensável à qualidade de vida. A informação ambiental é de caráter cientifico e tecnológico, composto por dados, conceitos, metodologias e processos de representação, reflexão e transformação da realidade, facilitando a visão holística do mundo e a interação harmônica dos elementos naturais e sociais. Neste sentido o projeto “TAFA” (Terra, Ar, Fogo e Água) – Elementos da natureza por uma educação socioambiental, em atividade desde 2006, vinculado ao Programa Educando e Brincando a Juventude se Entende (PROEXT/SESu/DEPEM), desenvolve atividades socioambientais focalizando o cotidiano dos alunos, nos aspectos: ambiente, arte e saúde preventiva, utilizando como subsídio os elementos clássicos da natureza. Neste ano o projeto desenvolve as oficinas: TAFA na sala de aula, Livro de Pano, Teatro e Horta Orgânica. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções espontâneas dos alunos a respeito da coleta seletiva e avaliar as necessidades/possibilidades de desenvolver a coleta seletiva na Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em março de 2008 com 67 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Elvira Mathias de Oliveira localizada no bairro Santo Eugênio, em Campo Grande –MS. Os alunos entrevistados encontram-se na faixa de 10 a 16 anos, participantes da oficina TAFA na sala de aula. Os dados para análise foram obtidos através de um questionário, constituído por quatro questões objetivas e três discursivas. Antes da aplicação do questionário foi realizada a leitura prévia do mesmo e os alunos responderam no período de 50 minutos. As perguntas foram: 1.Que destino você dá ao lixo? 2.Você separa o lixo em sua residência? 3.Você conhece algum projeto de coleta seletiva em seu bairro? Qual é o nome? 4. Como você avalia a implantação de uma coleta seletiva na sua escola? Por quê? 5. Se sua escola colocar lixeiras coloridas, indicando o tipo de lixo pela cor você colocaria o seu lixo na lixeira certa? Por quê? 6. Você deixaria de comprar um produto sabendo que a embalagem não é reciclável? Por quê? 7.Se você parasse de usar saquinhos plásticos de supermercados, onde você colocaria o seu lixo? Por quê? 8. Ligue com um traço os símbolos recicláveis com o significado correspondente. Após a pesquisa os dados foram computados e percentuados, para posterior análise.

RESULTADOS:
Na primeira questão, cerca de 98% dos entrevistados responderam que o caminhão recolhe o seu lixo, já a separação do lixo em casa é feita por 51% dos entrevistados e 21% afirmaram conhecer algum projeto de coleta seletiva em seu bairro. Quanto à implantação da coleta seletiva na sua escola 53% consideraram importante, 25% ótimo, 19% bom e 3% ruim. Na sexta questão cerca de 79% deixariam de comprar um produto cuja embalagem não é reciclável. A questão sobre a implantação da coleta seletiva na escola 91% afirmaram que colaborarão e, dentre as justificativas do ato: ajudar o ambiente, os coletores e manter a escola limpa. Os 9% não contribuiriam, justificaram que não há diferença entre um lixo e outro. Na sexta questão cerca de 79% deixariam de consumir produtos com embalagens que não são recicláveis. Os alunos expuseram diversas alternativas para substituir os saquinhos plásticos de supermercados, entre elas: 51% sugeriram utilizar caixa de papelão, 20% colocariam direto nas lixeiras e 12% o uso de sacos próprios pra lixo, alguns citaram: sacola de pano, a queima e o reaproveitamento de embalagens, como o saco de arroz, por exemplo. A maioria dos alunos demonstra reconhecer o símbolo “reciclável”, cerca de 46% acertaram o significado de três dos cinco símbolos apresentados.

CONCLUSÕES:
Com a pesquisa foi possível observar uma concepção positiva dos alunos diante a implantação da coleta seletiva na escola. De acordo com algumas justificativas observa-se a necessidade de trabalhar o princípio dos 5R’s, onde trabalha-se a reflexão sobre o que é realmente necessário; recusar os produtos desnecessários; reduzir o consumo de produtos considerados necessários e a reutilizar embalagens e outros produtos. Do ponto de vista pedagógico torna-se indispensável uma abordagem de estratégias de ensino das suas condições reais e de problematização, a fim que avancem em seus conhecimentos sobre a temática e o seu modo de pensar.



Palavras-chave:  Educação Socioambiental, Coleta seletiva, Saúde

E-mail para contato: carolzitta_18@hotmail.com