60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE NÉCTARES DE FRUTAS IN NATURA COMERCIALIZADOS POR AMBULANTES (BIKE-LANCHES) EM SÃO LUÍS – MA

Jefferson Wesley martins de Brito Medeiros1
Luecya Alves de Carvalho Silva2
Mayara Cristina Pinto da Silva2
André Gustavo Lima de Almeida Martins1
Josilene Lima Serra1
Adenilde Ribeiro Nascimento1, 3

1. Universidade federal do Maranhão/Departamento de Tecnologia Quimica
2. Umiversidade Federal do Maranhão/ Departamento de Farmácia
3. Profª. Drª./Orientadora


INTRODUÇÃO:
O crescimento do mercado informal tem aumentado a oferta de alimentos vendidos por ambulantes (Bike-lanches), vendedores de lanches transportados em bicicletas. Estes acondicionam os néctares em garrafas PET dentro de caixas de isopor, sem manutenção de refrigeração. Este aumento no consumo de lanches se deve principalmente aos preços acessíveis e por serem de rápido preparo, o que vai de encontro ao modo de vida das pessoas dos grandes centros urbanos. O hábito de fazer as refeições fora de domicílio, por sua vez, expõe os consumidores ao risco de contraírem doenças veiculadas por alimentos (FURLANETO et al., 2004). Os alimentos vendidos nas ruas representam um problema de saúde pública, pois, salvo algumas exceções, são preparados e vendidos sem as mínimas condições de higiene, podendo conter microrganismos contaminantes e potencialmente patogênicos, colocando em risco a saúde de quem os consome (CATAZONI et al., 1999; DALLARI et al., 2000). Considerando a falta de informação e, na maioria das vezes, fiscalização, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a contaminação microbiológica de amostras de néctares de frutas comercializados por ambulantes no Centro da cidade de São Luís-MA.

METODOLOGIA:
Foram analisadas 40 amostras de néctares, comercializados por ambulantes no Centro da cidade de São luís. Estas foram coletadas aleatoriamente, na qualidade de consumidor pelos próprios autores do trabalho, em frascos estéreis e transportados em caixas isotérmicas até o laboratório de Pesquisa e Controle de Qualidade de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (PCQA/UFMA). A coleta ocorreu entre os meses de fevereiro e março de 2008 no horário das 8:00 às 9:00 com temperatura ambiente de 28°C ± 3 – período chuvoso na cidade. Foram coletados néctares de acerola, maracujá e cupuaçu, típicas deste período do ano. As amostras foram previamente homogeneizadas, retirando-se em seguida, assepticamente, 25 mL de cada uma, para o respectivo frasco contendo 225 mL de salina, obtendo-se a diluição 10-1. Preperou-se as diluições decimais sucessivas até 10-3. Em seguida as amostras foram inoculadas em caldo lauril sulfato triptose pelo método dos tubos múltiplos(NMP/mL). A partir dos tubos fermentados no caldo lauril foi realizada a inoculação em caldo EC.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos, evidenciaram que 10% das amostras apresentaram contaminação por coliformes a 45°C, com valores entre 3,6 e 23 NMP/mL. Segundo a literatura, qualquer microrganismo encontrado em um alimento em concentração superior a 106 por grama ou mililitro é potencialmente prejudicial à saúde do homem. Este detalhe é de suma importância quando se trata de medidas preventivas, pois existem inúmeras espécies potencialmente patogênicas que podem contaminar os alimentos e, em algumas situações, encontrar neles um substrato adequado para a sua proliferação (RIEDEL, 1992; ROITMAM et al., 1988).

CONCLUSÕES:
A partir do exposto, pode-se inferir que a qualidade microbiológica dos sucos comercializados por ambulantes no centro de São Luís tem apresentado melhoras considerando a última avaliação realizada pelo mesmo laboratório PCQA/UFMA no ano de 2003, no entanto, estes achados ainda são preocupantes, uma vez que bactérias pertencentes ao grupo dos coliformes a 45°C estão geralmente associadas à gastroenterites dentre outras enfermidades.



Palavras-chave:  néctares, bike-lanches, coliformes a 45°C

E-mail para contato: Brito_jefferson@yahoo.com.br