60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos

PRÁTICA EDUCATIVA: DESAFIOS E VALORES CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RETORNO À ESCOLA.

MARTA CORDEIRO DOS PASSOS2

2. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PCR)


INTRODUÇÃO:
O presente estudo fez parte do trabalho pedagógico no letivo de 2007 e se inseriu como reflexão sobre a contribuição da Educação de Jovens e Adultos numa escola municipal de Recife na amostra para feira de conhecimento atendendo à temática, literatura. A expectativa para o trabalho realizado foi contextualizar, nos resultados da evasão e na busca pela escola, o reencontro com ela e as contribuições fundamentais articuladas a um processo de valorização de suas identidades. Nosso objetivo maior, compreender como se dava o processo da educação escolar e seu papel junto a esses sujeitos sociais.

METODOLOGIA:
O estudo teve um caráter qualitativo por entender as várias dinâmicas que ocorreram no e durante o processo da investigação. Como parte estrutural do estudo, foi escolhida a turma modulada de Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta, na sua maioria, de mulheres, donas de casas e parentes de estudantes que integravam o alunado de vários ciclos da escola. O estudo compreendeu duas etapas: O primeiro e o segundo semestre. No primeiro, o foco central foi compreender como essas estudantes reagiam as práticas, inerentes à escola, tendo em vista a grande maioria não disponibilizar da fluência na escrita e leitura; em seguida, oportunizar o ensino num processo de formação, de construção da cidadania a partir das reflexões e informações de histórias pessoais declinadas no âmbito da sala de aula; por fim, coletar dados significativos dessas histórias a fim de registrar, sobretudo, em um espaço de construção coletiva previamente discutidos e assumidos a função social da leitura e escrita como principais valores das práticas educativas. No segundo semestre, a elaboração de uma coletânea de narrativas feitas pelas estudantes e escrita pela professora, geradas em um pequeno livro como cumprimento das atividades evidenciadas no período vigente do estudo.

RESULTADOS:
Na construção do livro, as estudantes trabalharam em equipe, tendo em vista ser o primeiro ano de estudo nessa modalidade, em seguida, foram responsáveis pela sua própria aprendizagem e finalmente todas interagiram e contribuíram para o êxito da atividade na socialização entre os pares da escola. Nosso trabalho enquanto mediadora, foi garantir o pensamento crítico, criativo na elaboração das narrativas tendo em vistas novas soluções para os problemas de leitura e escrita na turma; elaborar mecanismos de aprendizagem a todos os membros do grupo focado no trabalho seqüencial no ano a seguir.

CONCLUSÕES:
O retorno dessas alunas ao curso modulado, à complementação da escolaridade, possibilitou perceber que, o grande desafio enfrentado no processo, decorre de algumas atividades múltiplas vivenciadas no cotidiano: pela posição que ocupam em seus espaços sociais, tanto de ordem doméstica e religiosa quanto da busca pela sobrevivência. Várias histórias de cunho pessoal foram alvo de declarações que, em parceria com o desenvolvimento pedagógico, geraram algumas oportunidades de entender o quanto são significativas suas histórias e que estas contribuiram para verificar os diferentes pontos de vistas de suas vidas no seu meio e no mundo.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Recife

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Desafios, Aprendizagem, Valores na Educação de Jovens e Adultos

E-mail para contato: capama@bol.com.br