60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil

O RESGATE DA INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIO CONTEMPORÂNEO

Kéthlen Dayane Pereira Rodrigues1
Caroline Petit de Aragão1
Marcia Cristina Argenti Perez1
Aline Fernandes Guimarães1

1. Faculdade de Ciências - Departamento de Educação -UNESP/Bauru


INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver um estudo teórico-empírico e de intervenção que valorizasse o resgate das brincadeiras, privilegiando a criança como um agente ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, no contexto da Educação Infantil.

METODOLOGIA:
O projeto envolveu um cuidadoso levantamento bibliográfico e empírico (caracterização) que fundamentou uma ação de intervenção em uma unidade escolar de Educação Infantil, localizada na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. O universo da pesquisa abrangeu uma classe do Maternal II, com crianças de 2 a 3 anos e outra do Pré, com crianças de 5 a 6 anos de idade, sendo sujeitos da pesquisa todos os alunos de ambas as salas, no total de 42 alunos.

RESULTADOS:
Dentre os principais resultados podemos apresentar as seguintes constatações: 1) no universo da intervenção a brincadeira foi abordada com inúmeros significados para a formação psico-social da criança, tanto no aspecto lúdico, lazer e diversão, quanto no aspecto da aprendizagem e do desenvolvimento; 2) na brincadeira a criança imitou o adulto, fantasiou, reinventou a realidade, e de forma concomitante foi estimulada a desenvolver a atenção, o raciocínio, a criatividade, além de exprimir emoções e sensações; 3) as crianças participaram na construção do conhecimento como sujeitos ativos, fazendo uso dos esquemas mentais próprios a cada etapa de seu desenvolvimento; 4) ao brincar as crianças levantaram hipóteses para tentar compreender os problemas existentes no contexto da brincadeira. Ao brincar, as crianças fizeram uma articulação entre a realidade e suas necessidades particulares.

CONCLUSÕES:
Ao relacionarmos os direcionamentos da literatura teórica específica sobre infância e os desdobramentos da intervenção na instituição infantil, concluímos a extrema relevância da promoção da tomada de consciência dos educadores para a importância do ato de brincar enquanto instrumento de aprendizagem e desenolvimento na educação infantil. Ressaltamos que por meio da brincadeira, o professor pode avaliar o desenvolvimento de seus alunos de forma a valorizar a sua evolução durante o processo de ensino-aprendizagem. Destacamos também que o ato de brincar deve ser dirigido pelo professor para que realmente proporcione situações significativas de aprendizagem para a criança. Como educadores devemos refletir sobre nossas práticas para que a educação infantil não se transforme em uma rotina sistematizada, deixando o lúdico sem a intencionalidade do estímulo a aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação infantil, Infância, Ludicidade

E-mail para contato: kethlentereciani@yahoo.com.br